Pcp básico na industria têxti

Páginas: 6 (1393 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Serviço nacional de aprendizagem industrial - senai

TECNICO EM TECELAGEM



PCP -
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO



ANDRE LUIZ DA SILVA
GRACIELE NITZKE
JULIANO BRANDL









JOINVILLE
2011
INTRODUÇÃO



Dentro de uma empresa, todos os setores são de suma importância e devem ser administrados de forma lúcida, coerente e estratégica. O PCP é responsávelsobre demanda saudável dentro do chão de fábrica, possibilitando set up reduzidos e utilização inteligente de matéria prima, reduzindo desperdício.

A seguir, um breve histórico do funcionamento de um PCP, como também a vivência do setor dentro de uma organização e comentários para um suposto aprimoramento do setor relatado.PCP BÁSICO NA INDÚSTRIA TÊXTIL



PCP consiste basicamente num conjunto de funções interligadas, que objetivam orientar todo um processo produtivo, e é coordenado com os setores administrativos da empresa. A finalidade mais importante do PCP se evidência através de seu próprio conceito. Prazo de entrega e produtividade.

O PCP dentro da empresa deve atuar como umsincronizador do sistema. Fazendo com que o planejamento, a direção e o controle persigam os mesmos resultados. O mesmo recebe informações sobre vendas, estoques, linhas de produtos e máquinas, onde fica responsável em transformar essas informações para que cada item se torne menos oneroso possível para a empresa. Ele é o elo entre o departamento de vendas e a produção, determinando: o queproduzir / quando produzir /como produzir / onde produzir / quem produzir. Tais determinações são tiradas e analisadas a partir de fichas técnicas, pedidos dos clientes, previsões de vendas, processo de cada componente, capacidade produtiva, estoques existentes e tempo de fabricação.

Para que o PCP alcance um bom desempenho, é importante estabelecer uma hierarquia dentro do processo de fabricação.Ele tem uma ligação direta com gerentes e encarregados, uma relação indireta com os contramestres, mas nunca com os operadores propriamente ditos.

O planejamento da produção é o pré requisito por excelência para execução de um programa. Consiste no acerto da produção por um período a partir das perspectivas de vendas. Os objetivos do planejamento são: entrega dos produtos na data prevista,tempo mínimo de fabricação, tempo mínimo ocioso (máquinas e mão de obra). Os planos de produção não são padronizados, onde cada empresa tem o seu, porem existem dados e cálculos inerentes a todos os planos de produção que são: Características técnicas do produto final, vendas reais, estoques existentes, características técnicas das máquinas, produção programada por máquina, produção realnecessária por máquina, numero de máquinas, ocupação real de cada máquina.

A programação da produção é a etapa seguinte do planejamento, ela garante a existência de produtos acabados na quantidade e data prevista. Os seus princípios básicos são: os de duração ótima da tarefa, o do plano de produção, o da seqüência ótima de operação. Dentro da programação comumente se destacam as datas previstas ereais, tempos de preparação e produção, tipo e numero de máquinas por produto, dados técnicos do produto de entrada e de saída, produção prevista de cada máquina, velocidade e eficiência prevista do equipamento, tempo padrão de operação, operação e norma dentro de cada equipamento.

A etapa subseqüente consiste na emissão de ordens de serviço que são necessárias para serem conseguidos os itensde produção no tempo previsto. Através das ordens autoriza-se a fabricação de certa quantidade de produto dentro de um prazo determinado, seguindo uma seqüencia lógica de operações.

Um dos objetivos do PCP também é a redução de custos, portanto nada mais lógico que um controle de desperdícios, que podem ser proposital causado por descuido na operação, falta de treinamento do operador ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pcp na industria de bens de capital
  • Estudo de caso
  • A Indústria do Vestuário: Procedimentos Básicos na Terceirização da Costura
  • texti
  • ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PCP – UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS...
  • Introdução de pcp (planejamento e controde da produção) na pequena indústria – análise de caso
  • A Gestão do PCP
  • PCP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!