Pcp básico na industria têxti

1393 palavras 6 páginas
Serviço nacional de aprendizagem industrial - senai

TECNICO EM TECELAGEM

PCP -
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

ANDRE LUIZ DA SILVA
GRACIELE NITZKE
JULIANO BRANDL

JOINVILLE
2011
INTRODUÇÃO

Dentro de uma empresa, todos os setores são de suma importância e devem ser administrados de forma lúcida, coerente e estratégica. O PCP é responsável sobre demanda saudável dentro do chão de fábrica, possibilitando set up reduzidos e utilização inteligente de matéria prima, reduzindo desperdício.

A seguir, um breve histórico do funcionamento de um PCP, como também a vivência do setor dentro de uma organização e comentários para um suposto aprimoramento do setor relatado.

PCP BÁSICO NA INDÚSTRIA TÊXTIL

PCP consiste basicamente num conjunto de funções interligadas, que objetivam orientar todo um processo produtivo, e é coordenado com os setores administrativos da empresa. A finalidade mais importante do PCP se evidência através de seu próprio conceito. Prazo de entrega e produtividade.

O PCP dentro da empresa deve atuar como um sincronizador do sistema. Fazendo com que o planejamento, a direção e o controle persigam os mesmos resultados. O mesmo recebe informações sobre vendas, estoques, linhas de produtos e máquinas, onde fica responsável em transformar essas informações para que cada item se torne menos oneroso possível para a empresa. Ele é o elo entre o departamento de vendas e a produção, determinando: o que produzir / quando produzir /como produzir / onde produzir / quem produzir. Tais determinações são tiradas e analisadas a partir de fichas técnicas, pedidos dos clientes, previsões de vendas, processo de cada componente, capacidade produtiva, estoques existentes e tempo de fabricação.

Para que o PCP alcance um bom desempenho, é importante estabelecer uma hierarquia dentro do processo de fabricação.

Relacionados

  • trabalho textil
    12241 palavras | 49 páginas
  • Relatorio de estagio
    11891 palavras | 48 páginas