Pcns

Páginas: 12 (2879 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS - ICH
Curso de Pedagogia
4º Período - Noite
Professora: Daniela Freitas Brito Montuani
Disciplina: Metodologia da alfabetização e Letramento II
Aluno: Fabiola Nádia do Carmo
Data: 06/04/2013
Assunto: Roteiro norteador para a releitura dos PCN - Língua Portuguesa


1. Explique a importância para oprocesso de alfabetização, nos anos 80, de ter havido um deslocamento da ênfase “como se ensina” para “como se aprende”.

Os trabalhos que revelaram resultados de investigações, principalmente sobre a psicogênese da língua escrita, impactaram o processo de alfabetização, pois ajudaram a compreender aspectos importantes do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Permitiram, por exemplo,perceber as razões pelas quais os alunos de classe mais favorecida tinham mais facilidade para lidar com as demandas escolares que os de classe desfavorecida; Perceberam que as crianças sabiam muito mais do que se poderia supor, pois entram apara a escola com um conhecimento prévio; Permitiram também, compreender que a alfabetização não é um processo de memorização e percepção, mas sim da construçãodo conhecimento de natureza conceitual: compreender, além do que a escrita representa, como ela representa graficamente a linguagem.
Esses resultados exigiram esforço e revisão das práticas de alfabetização dos alfabetizadores e técnicos. Os estudos da transformação da alfabetização escolar consolidaram-se em práticas de ensino que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagemdesejável e eficaz, em que a razão das propostas de uso da fala e da escrita é a expressão e a comunicação por meio de textos; em que a situação didática tem como objetivo levar os alunos a pensarem sobre a linguagem para poderem compreendê-la e utilizá-la adequadamente.
As transformações educacionais realmente significativas têm suas fontes principalmente na mudança das finalidades da educação (deacordo com as exigências da sociedade) e na transformação do perfil social e cultural dos alunos.

2. Aponte a relação entre “linguagem/ língua/ discurso/ diversidade de textos/ sociedade”.

A linguagem é a forma ampla de interação e relação com o mundo, com a finalidade de se expressar de formas variadas nas práticas sociais; um sistema de sinais que os sujeitos usam para interagir.
A língua éuma forma especial da linguagem, não é única, mas é variável; um sistema de signos histórico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade, apreendendo as palavras, seus significados culturais e o modo com as pessoas do meio social, em que o sujeito vive, interpretam a realidade e a si mesmas.
Produzindo linguagem, produz-se o discurso, significa dizer alguma coisa paraalguém, de uma determinada forma, num determinado contexto histórico. Quando se interage verbalmente com alguém, o discurso se organiza de acordo com os conhecimentos que se acredita que o interlocutor possua sobre o assunto, do que supõe ser suas opiniões, e vários outros fatores que dirão qual gênero no qual o discurso se realizará.
O discurso , quando produzido, manifesta-se linguisticamente pormeio de textos, por isso pode-se afirmar: Texto é produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, de qualquer que seja sua extensão; uma seqüência verbal constituída por relações de que se estabelecem a partir da coesão e da coerência.
Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero definido historicamente, pois as condições comunicativas são partedas condições de produção dos discursos, que geram usos sociais que darão forma aos textos.

3. Que fala cabe à escola ensinar? (Considere as diferenças dialetais).

A escola precisa livrar-se do mito de que existe uma “única” forma certa de falar- a que se parece com a escrita- e o de que a escrita é o espelho da fala- e, sendo assim, seria preciso “consertar” a fala do aluno para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PCNs
  • Pcns
  • PCNs
  • PCNs
  • Pcns
  • Pcns
  • Pcns
  • PCNS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!