Pcn matemática

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2012
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO





Nelsimara Stanguini Strufoldi RA 178903


















RESUMO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO


























São Caetano do Sul
Agosto/2012
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANONelsimara Stanguini Strufoldi RA 178903
















RESUMO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO




Fundamentos e Metodologia da Matemática
Profª: Maria da Penha T.RodriguesSão Caetano do Sul
Agosto/2012
APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) foram criados para direcionar a prática dos professores em sala de aula, o que ensinar, como ensinar, avaliar e organizar situações de ensino-aprendizagem.
''É importante destacar que aMatemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação'' (PCN's,1997).
O PCN de Matemática traz orientações quanto à mudança do modo de ensinar, pois o professor apresentava o conteúdo oralmente, suas definições, exemplos e os exercícios deaprendizagem, fixação e aplicação, pressupunha-se que o aluno aprendia pela reprodução e considerava-se que uma reprodução correta era evidência de que ocorrera a aprendizagem.
Essa prática de ensino mostrou-se ineficaz, pois a reprodução correta poderia ser apenas uma simples indicação de que o aluno aprendeu a reproduzir, mas não apreendeu o conteúdo.
Atualmente o aluno é visto comoconstrutor do seu conhecimento, pois faz conexões com seu conhecimento prévio num contexto de resolução de problemas. Sendo assim o professor deixa de ser transmissor de saberes e passa a ser mediador, organizador, consultor, controlador, fornecedor de dados, textos e materiais, nesse processo.
A Matemática é vista por muitos educandos como um “bicho de sete cabeças” e a razão do fracassoescolar de alguns.
Para o ensino-aprendizagem da Matemática, devem-se analisar as partes envolvidas no contexto e as relações entre as mesmas.
Os professores devem identificar as características da matemática, seus métodos, ramificações e aplicações; conhecer seus alunos, seus conhecimentos prévios e suas condições sociológicas, psicológicas e culturais; ter clareza de sua própriaconcepção sobre a Matemática, pois a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão ligadas a essa concepção.
O saber matemático científico deve ser transformado em saber escolar para ser passível de ser aprendido pelos alunos.
Não existe uma maneira única de ensinar e o PCN mostra diferentes recursos para trabalhar a matemática em sala de aula, dentre eles:• recurso à resolução de problemas: mostrando que o problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma seqüência de ações ou operações para obter um resultado, ou seja, a solução não está disponível de início, no entanto é possível construí-la, o valor da resposta correta cede lugar ao valor do processo de resolução;
• recurso à história da matemática: mostrar aos alunos quea matemática é uma criação humana, que foi construída como resposta a perguntas provenientes de diferentes origens e contextos, motivadas por problemas de ordem prática (divisão de terras, cálculo de créditos), por problemas vinculados a outras ciências (Física, Astronomia), bem como por problemas relacionados a investigações internas à própria Matemática.
• recurso às tecnologias da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PCN Matematica
  • Pcn de matematica
  • Pcn matemática
  • Pcn de matemática
  • PCN MATEMATICA
  • PCN Matematica
  • Pcn-matematica
  • Pcn de matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!