PCN LINGUA PORTUGUESA

Páginas: 15 (3585 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
Parâmetros Curriculares Nacionais
PCN – Resumo


Língua Portuguesa

O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabereslinguísticos, para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
Desde o início da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa na escola tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no País. Sabe-se que os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais, estão diretamente ligados a dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. Noprimeiro, por dificuldade em alfabetizar, no segundo, por não conseguir garantir a progredir até, pelo menos, o fim da oitava série.
A dificuldade dos alunos universitários em compreender os textos propostos para leitura e organizar ideias por escrito de forma legível levou universidades a trocar os testes de múltipla escola e a não só aumentar o peso da prova de redação na nota final comotambém a dar-lhe um tratamento praticamente eliminatório.
A qualidade do ensino avançou bastante, criando os Parâmetros Curriculares Nacionais soarem como uma espécie de síntese do que foi possível aprender e avançar nesta década em que a democratização das oportunidades educacionais como a ser levada em consideração, em sua dimensão política, também no que diz respeito aos aspectos intra-escolares.O conhecimento nos anos 60 levava a buscar no aluno a causa do fracasso escola. Pensava-se que os alunos que fracassavam devia faltar algo, sendo então necessário compensar esse déficit para que pudessem aprender.
Nos anos 80, começaram a circular, entre educadores, livros e artigos que davam conta de uma mudança na forma de compre der o processo de alfabetização; deslocavam a ênfasehabitualmente posta em “como se ensina” e buscavam descrever “como se aprende”.
Esses trabalhos permitiram que se começasse a desvelar as razões pelas quais as crianças que vinham de famílias mais favorecidas pareciam ter muito mais desenvoltura para lidar com as demandas escolares que as famílias menos favorecidas. Com a investigação, foi possível compreender que as crianças sabiam muito mais do quese poderia supor até então. Os resultados também permitiam compreender que a alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar, o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ele representa graficamente a linguagem.
No que se refere à linguagem oral, algo similar acontece: oavanço no conhecimento das áreas afins torna possível a compreensão do papel da escola no desenvolvimento de uma aprendizagem que tem lugar fora dela. Não se trata de ensinar a falar ou fala “correta”, mas sim as falas adequadas ao contexto de uso.
A futurologia dos anos 60 gostava de afirmar categoricamente que o mundo da escrita daria lugar ao mundo da imagem, que a mídia eletrônica destruiria omundo cultural criado pelo livro impresso. Mas o que se viu nestes trinta anos, aponta em outra direção. Ser um usuário competente da escrita é, cada vez mais, condição para a efetiva participação social.
Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui á escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabereslinguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
A linguagem verbal possibilita ao homem representar a realidade física e social. Possibilita não só a representação e a regulação do pensamento e da ação, próprios e alheios, mas, também, comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, e desse modo influenciar o outro e estabelecer interpessoais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO PCN LÍNGUA PORTUGUESA
  • Trabalho PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Resumo PCN de Língua Portuguesa
  • PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Resenha PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Pcn lingua portuguesa
  • Resumão PCN Língua Portuguesa
  • PCN de Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!