Pcn Introdut

597 palavras 3 páginas
ESCOLA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

De acordo com PCN- Introdução 5a a 8a séries ( 1998 ,p112)” a entrada na juventude — adolescência — é marcada por transformações biológicas, psicológicas e das formas de inserção social”.É nessa fase que ocorre varias transformação hormonais, onde vê seu corpo modificando em tal velocidade que muitas vezes,mal consegue reconhecer-se na imagem que o espelho desenvolve. Segundo o PNC- Introdução 5a a 8a séries (1998 ,p112) ”essas transformações são experimentadas pelos adolescentes de maneiras muito distintas, de acordo com o contexto social e cultural em que vivem e também segundo o seu histórico de vida pessoal.”
A necessidade de falar sobre sexualidade por isso existe uma importância do projeto pedagógico da escola voltar-se ás questões colocada no documento Orientação Sexual.
Um período de momento de constante oscilação é adolescência, onde os adolescentes querem e ao mesmo tempo temem ser independentes, querem namorar, brincar, querem ser adulto e criança e também tem oras querem ficar sozinho outra não.
Na adolescência os adolescentes enfrentam alguns dilemas como o sentimento efêmero, sensações, desejos, emoções e sonos. “Este período também é marcado por novas possibilidades de compreensão do mundo em função do desenvolvimento do pensamento lógico-formal” (PCN- Introdução, 1998).
No PCN- Introdução 5a a 8a séries ( 1998 ,p114) afirma que:
Os problemas da adolescência e juventude são comumente associados a uma crescente desestruturação das famílias. A idéia de desestruturação familiar é mais forte quando se trata de adolescentes e jovens dos setores populares em que se vêem mais freqüentemente mães solteiras, pais separados, pais alcoólicos, desempregados etc. No entanto,essas características também estão pressente nas outras classe sociais.

A idéia de estruturação familiar tem um papel muito importante para os filhos pois muitas vezes se espelha nos pais devido oferecem uma forte referência para construção de

Relacionados

  • livro
    225318 palavras | 902 páginas