Pcn de matemática

Páginas: 10 (2347 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2012
Uma análise sobre os PCN dos Ensinos Fundamental e Médio

Monique Rodrigues Vívia Silva

INTRODUÇÃO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – foram desenvolvidos com o objetivo de serem um norteador pedagógico que visa auxiliar a prática docente. Ele trata da organização curricular de cada ciclo escolar, bem como a maneira como estes temas podem ser abordados junto aos alunos. Neste sentido,ele explicita a articulação das competências gerais que se deseja promover com os conhecimentos disciplinares e apresenta um conjunto de sugestões de práticas educativas e de organização dos currículos. Sendo assim, ele não é um documento que impõe o que deve ser ensinado, mas é um modelo a ser seguido, podendo ser adaptado à realidade escolar vivenciada. Isto é, nele estão dispostas as metas queo aluno deve alcançar, mas a forma e a intensidade com que cada conteúdo deve ser abordado deve ser definido levando em consideração a realidade escolar.

Neste trabalho analisaremos os PCN de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio, destacando alguns pontos abordados nestes documentos, dando ênfase aos componentes curriculares sugeridos para cada ciclo.

Os PCN dos Ensinos Fundamental eMédio

Eles têm como objetivo desenvolver no aluno não apenas suas habilidades cognitivas, mas formar um sujeito que conhece as práticas cidadãs assim como seus direitos e deveres, além um olhar crítico sobre a sociedade. Um sujeito que se perceba como parte integrante de um meio social ao mesmo tempo em que é um agente transformador deste meio e assim sendo saiba utilizar-se das diferentes linguagense aproveitar os recurso tecnológicos disponíveis. Os PCN do Ensino Médio destacam ainda a preparação do aluno para o mercado de trabalho e desenvolvimento de autonomia intelectual para a continuação de seus estudos.

A fundamentação para o desenvolvimento dos PCN de matemática está em se pensar a matemática como uma ferramenta de cidadania e uma ciência que visa despertar no aluno um olharinvestigativo sobre a realidade, capaz de compreender os fenômenos que o rodeiam e dominem a interpretação não apenas da linguagem mas dos códigos e símbolos matemáticos para que possam compreende-la enquanto ciência ciência. Uma das coisas as quais se priorizou é fazer com que o aluno perceba a relação entre o mundo e as representações matemáticas assim como a relação entre os conceitos matemáticos e arealidade. Então para que a compreensão de fato ocorra é necessário que o aluno atribua significado aos conceitos. O PCN do Ensino Fundamental defende a apresentação do contexto histórico matemático para que o aluno compreenda todo o processo de desenvolvimento. Ele também enfatiza importância do lúdico e do uso de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem. O papel da matemática noensino fundamental visa desenvolver no aluno um raciocínio lógico- dedutivo, reconhecer a sua aplicabilidade nas relações cotidianas e sua aplicação nas demais áreas do conhecimento. Mas o papel da matemática não está

restrito apenas ao desenvolvimento intelectual, mas também de cidadania, e neste sentido o PCN defende que se deve valorizar as informações sócio-culturais que cada aluno leva para asala de aula, pois cada um carrega um conhecimento empírico sobre alguns conceitos matemáticos e a idéia é que essa pluralidade cultural possa ser um instrumento enriquecedor do conhecimento. Uma vez que para exercer a cidadania é necessário compreender o mundo em que se vive e saber interpretar os códigos nos quais alguns informações são apresentadas. Ao final do ensino médio, espera-se que osalunos saibam usar a Matemática para resolver problemas práticos do quotidiano para modelar fenômenos em outras áreas do conhecimento e compreendam que a Matemática é uma ciência com características próprias, que se organiza via teoremas e demonstrações e além disso, possam perceber a Matemática como um conhecimento social e historicamente construído para que saibam apreciar a importância da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PCN Matematica
  • Pcn de matematica
  • Pcn matemática
  • PCN MATEMATICA
  • PCN Matematica
  • Pcn-matematica
  • Pcn de matemática
  • Pcn matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!