PCN de Língua Portuguesa

Páginas: 8 (1955 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014
A língua é um sistema de signos histórico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. A comunicação com as pessoas permite a construção de novos modos de compreender o mundo. A linguagem deve se considerar o vínculo com a situação concreta da produção. Produzindo linguagem, aprende-se linguagem.
O ensino e a aprendizagem da língua portuguesa é resultado da ação do aluno(sujeito da ação), a língua (objeto do conhecimento) e o ensino (enfoque teórico). A prática educacional organiza a mediação entre sujeito e objeto do conhecimento. As construções do aprendiz interpretadas de maneira espontânea esvaziam a função do professor.

Em relação aos conteúdos, parte-se do pressuposto que o ensino da língua se realiza no uso, nas praticas sociais. A linguagem verbal temcomo resultado textos orais ou escritos. Os processos de produção e compreensão desdobram em atividades de fala e escrita, leitura e escuta. Disso decorrem os conteúdos da língua portuguesa que devem ser propostos, selecionados e organizados em função do eixo uso-reflexão-uso, em função do desenvolvimento dessas habilidades e organizado em torno da pratica de leitura, de produção de texto e naanálise e reflexão sobre a língua oral e escrita. Eles são os mesmos ao longo da escolaridade, e sua seqüência deve possibilitar a continuidade através, de consideração de conhecimentos prévios, complexidade de conteúdo definindo a autonomia possível dos alunos e o nível de aprofundamento de cada conteúdo adequando à possibilidade de compreensão dos alunos é responsabilidade da escola adequá-los asua realidade.
Sobre textos, é possível nomeá-los como responsável da produção, leitura e audição em razão de finalidades desse tipo. São eles também que favorecem a reflexão critica e imaginativa. A escola viabiliza o acesso ao universo de textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e interpretá-los. Assim, todas as disciplinas têm a responsabilidade de ensinar a utilizar os textos,mas é a Língua Portuguesa que deve tornar para si o papel de fazê-lo de modo mais sistemático. Cabe a escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais: planejamento e realização de entrevistas, debates, seminários, diálogos com autoridades, dramatizações, etc.
Na prática dos dois estágios concebe-se a capacidade de produzirtextos. A conquista alfabética não garante ao aluno a possibilidade de compreender e produzir textos. Criá-lo oralmente, sem grafá-lo já é um ato de produção. Ensinar a escrever textos torna-se muito difícil, requer uma alfabetização, um processo mais amplo de aprendizagem da língua portuguesa. Juntar sílabas, palavras e formar frases formar textos só serve para ensinar a ler. O objetivo atual é que oaluno aprenda a produzir e a interpretar textos. Todo texto se organiza dentro de gêneros que são caracterizados por conteúdo temático, estilo e construção composicional.
Situações didáticas devem ser planejadas possibilitando uma reflexão sobre os recursos expressivos do autor/produtor. Ensino da literatura envolve exercício de reconhecimento das singularidades e propriedades compositivas daescrita. Possibilitar ao aluno o levantamento de regularidades na língua, na sistematização e na classificação de características específicas, como discutir acentuação gráfica.
Também é necessário discutir sobre o uso e formas orais de trabalhar com o aluno, acolhendo sempre as diferenças e diversidades. Cabe a escola ensinar o aluno a utilizar adequadamente a linguagem em diferentes situaçõescomunicativas. É preciso que as atividades de uso e as reflexões sobre a língua oral estejam contextualizadas em projetos de estudo como: atividades em grupo com temas definidos, tomadas de decisões, divisão de tarefas, na resolução de problemas estimativa de resultados, comparação e confronto de procedimentos, na produção oral de planejamento de textos, e analise de sua qualidade. Esse tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO PCN LÍNGUA PORTUGUESA
  • Trabalho PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Resumo PCN de Língua Portuguesa
  • PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Resenha PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Pcn lingua portuguesa
  • Resumão PCN Língua Portuguesa
  • PCN LINGUA PORTUGUESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!