PCN de Artes

Páginas: 29 (7037 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014

Os Parâmetros Curriculares Nacionais tem como proposta a Arte tendo uma função essencial, tanto quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
A educação em arte possibilita o desenvolvimento das ideias artísticas da maneira de se ver, a arte, desenvolvendo assim a sensibilidade, percepção e imaginação do aluno. Sendo capaz de aprimorar o olhar do aluno, não só para oque ele mesmo cria, mas também ter u olhar diferente para outros trabalhos artísticos apreciar as formas e culturas diferentes.
A Arte é capaz de aprimorar e desenvolver capacidades distintas, fazendo o aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo.
Se o aluno conhece a arte de culturas distintas, ele poderá compreender a relatividade dos valores que estão enraizadosnos seus modos de pensar e agir.
A arte ainda está presente na sociedade nas profissões de diferentes ramos, conhecer arte contribui e muito no mundo profissional, fazendo parte do desenvolvimento profissional do cidadão. A arte é capaz de mostrar ao aluno que é possível mudar, transformar, a existência, continuamente, é preciso mudar, ser flexível.
Ter a mente aberta para muitas possibilidadesé necessário, só assim se pode aprender e criar.

A arte e a Educação
Alguns dados importantes sobre o desenvolvimento da criança surgiram a partir do início do século, mais especificamente sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas.
Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências da modernidadesurgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Esses princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto expressiva valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, focando no desenvolvimento do aluno.Essas orientações contribuíram muito para a valorização da produção criadora da criança.
O professor ficava então com um papel cada vez mais passivo, não poderia ensinar nada em prol da “genuína e espontânea expressão infantil”.
O princípio objetivo era facilitar o desenvolvimento criador da criança. No entanto a aplicação indiscriminada de ideias vagas e imprecisa sobre a função da educaçãoartística foi uma descaracterização progressiva da área.
Na década de 60, arte-educadores, principalmente americanos, lançaram as bases para uma nova mudança de foco, questionando a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística da criança. O pensamento produzido por esses autores estava vinculado às tendências do conhecimento da época, manifestadas na linguística estrutural, na estética,na pedagogia, na psicologia cognitiva, na própria produção artística, entre outras.
No início da década de 70, autores americanos, afirmavam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é tarefa do professor propiciar essa aprendizagem por meio de instrução.
Atualmente há uma preocupação emresponder perguntas básicas que fundamentam sua atividade pedagógica: “Que tipo de conhecimento caracteriza a arte?”, “Qual a função da Arte na sociedade?”, entre outras.
As tendências que se manifestaram no ensino da Arte a partir dessas perguntas geraram as condições para o estabelecimento de um quadro de referências conceituais, fundamentado dentro do currículo escolar, focalizando aespecificidade da área e definindo seus contornos com base nas características inerentes ao fenômeno artístico.

Histórico do ensino de Artes no Brasil e perspectiva

Relembrando brevemente o ensino de Arte, como um todo, no Brasil, é fácil perceber as variadas orientações quanto às suas finalidades. O ensino de arte é identificado pela visão humanista e filosófica, demarcando assim a tendência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pcn artes
  • Pcn de arte
  • PCN Artes
  • Arte na educação (pcn)
  • critérios de avaliação pcn de artes
  • Resenha PCN Arte
  • Resumo pcn
  • Resenha pcn de artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!