pcicoligia da educaçao

364 palavras 2 páginas
Psicologia da Educação
A Psicologia da Educação é o segmento de pesquisas e estudosquevisam compreender os fenômenos psicológicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
No início do século XX essa Psicologia foi nomeada e descrita pela primeira vez em um livro de Thorndike.O conhecimento de autor levou à elaboração de livros e dicionários escolares, modificação de trabalhos literários de modo a torná-los mais fáceis de serem compreendidos por crianças e ao planejamento de métodos para o ensino de aritmética.
Os pensadores Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Burrhus Frederic Skinner,Carl Rogers, e Alexander Luria, são precursores dos estudos em Psicologia da Educação e cada um, representam linhas do pensamento psicológico educacional.
A Psicologia da Educação tem por objetivo estudar com visão psicológica os problemas da educação e a relação entre esses problemas e os fatores que os determinam.
Nesse contexto, além de Thorndike, Skinner e Piaget desenvolveram trabalhos em laboratório ou através da observação natural, que mais tiveram impacto nas escolas. Skinner contribuiu para o desenvolvimento de técnicas de modelagem de respostas adequadas, exclusão da punição no processo de ensino entre outros. Piaget teve grande na com a elaboração de programas para o ensino de ciências e matemática, a utilização dos jogos no contexto escolar e, atualmente a significante presença do construtivismo como teoria orientadora do processo de alfabetização em vários países, inclusive no Brasil.
Além de a escola ser um local para a aplicação de conhecimentos originados de estudos e pesquisas realizados fora do âmbito escolar para o processo ensino-aprendizagem, em contra partida acreditam-se que o desenvolvido dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos afetivos, sociais e cognitivos.
Sendo assim, ao avaliarmos a influência da psicologia na educação, as vezes sensíveis de serem percebidas em

Relacionados