Pcasd Uploads Gustavo Zz Listas 2014 LISTA 2 Fluidost Tica

5789 palavras 24 páginas
FRENTE 1
Professor: Gustavo Mendonça
Fluidostática/Hidrostática/Estática dos Fluidos

Exercícios
1. (Unicamp 1994) Suponha que o sangue tenha a mesma densidade que a água e que o coração seja uma bomba capaz de bombeá-lo a uma pressão de 150 mm de mercúrio acima da pressão atmosférica. Considere uma pessoa cujo cérebro está 50 cm acima do coração e adote, para simplificar, que 1 atmosfera = 750 mm de mercúrio.
a) Até que altura o coração consegue bombear o sangue?
b) Suponha que esta pessoa esteja em outro planeta. A que aceleração gravitacional máxima ela pode estar sujeita para que ainda receba sangue no cérebro? 2. (Fuvest 1995) Um recipiente cilíndrico de eixo vertical tem como fundo uma chapa de 2,0 cm de espessura, e 1,0 m2 de área, feita de material de massa específica igual a 10 000 kg/m3. As paredes laterais são de chapa muito fina, de massa desprezível, e têm 30 cm de altura, medida a partir da parte inferior da chapa do fundo, como mostra, esquematicamente, a figura a seguir. O recipiente está inicialmente vazio e flutua na água mantendo seu eixo vertical. A massa específica da água vale 1 000 kg/m3 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s2. Despreze os efeitos da densidade do ar.

a) Determine a altura h da parte do recipiente que permanece imersa na água.
b) Se colocarmos água dentro do recipiente à razão de 1,0 litro/segundo, depois de quanto tempo o recipiente afundará? 3. (Fuvest 1993) Duas esferas A e B ligadas por um fio inextensível de massa e volume desprezíveis encontram-se em equilíbrio, imersas na água contida num recipiente, conforme ilustra a figura adiante.

A esfera A possui volume de 20 cm3 e densidade igual a 5,0 g/cm3. A esfera B possui massa de 120 g e densidade igual a 0,60 g/cm3. Sendo de 1,0 g/cm3 a densidade da água, determine:
a) o empuxo sobre a esfera B.
b) a tração no fio que liga as esferas. 4. (Ufrj 1998) A figura 1 mostra uma alavanca interfixa em equilíbrio na horizontal. À esquerda do ponto de apoio há um

Relacionados