Pc Smartphone Multicore Passo2

828 palavras 4 páginas
Os processadores apresentam diversos tipos, que variam de acordo com a quantidade de núcleos, capacidade de processamento e suporte ao overclock, prática de aumentar a capacidade do chip. Abaixo temos a classificação desses componentes de acordo com esses critérios, utilizadas em computadores pessoais:
Single-core ou multi-core: esta característica indica a quantidade de núcleos de processamento que um processador pode ter, podendo variar de apenas um núcleo até mais de oito núcleos. Quanto maior o número de cores, maior é a capacidade de processar tarefas simultaneamente e acelerar as aplicações do PC.
Arquitetura 32 ou 64 bits: essa característica remete à capacidade de processamento de informações do processador. Apenas chips com arquitetura de 64 bits é possível que o PC aproveite quantidades superiores a 3GB de RAM, além de processarem blocos maiores de dados de maneira mais rápida.
Comparar processadores era algo que até um tempo atrás ficava restrito a desktops, notebooks e, em uma menor escala, a servidores, mas com a popularização de smartphones e tablets, esse cenário mudou. Grandes players como Samsung, Apple e NVIDIA passaram a fabricar seus próprios modelos, conhecidos como SoCs (System on Chip), que além da CPU incluem memória RAM, placa de vídeo e muitos outros componentes em um único envelope de silício.
A disputa pela preferência do usuário fez com que em um intervalo muito curto os SoCs saíssem da área de chips simples, antes reservados apenas a tarefas básicas em dipositivos como MP3 players e GPS, para se tornarem um fator decisivo de compra entre um smartphone ou outro. Todos os chips que veremos a seguir são projetados originalmente pela ARM (com exceção do Atom), mas customizados pelos fabricantes para oferecer um nível superior de performance.
Evolução
Exynos 3: single-core com frequências de 800 MHz até 1,2 GHz baseado no ARM Cortex-A8; GPU PowerVR SGX540 projetada pela Imagination Technologies.
Aparelhos: Galaxy S, Galaxy Tab, Nexus S,

Relacionados