Países com Maior índice de Puluição

2467 palavras 10 páginas
Países desenvolvidos são campeões na poluição do Meio Ambiente
Em homenagem ao dia do meio ambiente que foi comemorado dia 5 de junho, resolvi coletar algumas informações sobre quais são os países que mais poluem o planeta Terra?
Resultado: Estados Unidos,China, Rússia e Japão são os principais emissores de CO²
A queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo) é atualmente a maior responsável pela poluição atmosférica, principal causadora do aquecimento global.
Entre os principais vilões está o monóxido de caborno, que representa 45% dos poluentes liberados na atmosfera das grandes cidades.
Inodoro e incolor, o gás tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes oriundos de combustíveis fósseis que contribuem para essa poluição.
Comuns em moradores de grandes metrópoles, irritação de mucosas e vias respiratórias e alguns tipos de câncer são consequências da ação desses gases no homem.
Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.
Para a sociedade, essa poluição causa alteração de água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica (ondas de frio e calor repentinas), o temido efeito de estufa e destruição da camada de ozônio.
Apesar de várias iniciativas governamentais e não-governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podem se agravar em razão desse problema.
Há cinquenta anos, o discurso dos ambientalistas era tido como exagero ou encarado como radical e infundado.
Porém, os teores de gás carbônico na atmosfera aumentam anualmente em torno de 0,5%, a temperatura média da superfície do planeta aumentou cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas de gelo das regiões polares são derretidas como consequência da poluição do ar.
Relatório publicado pela ONU (Organização das

Relacionados

  • IMPACTOS DA POLUIÇÃO QUÍMICA NO MEIO AMBIENTE(Resumo)
    761 palavras | 4 páginas