paz na escola

Páginas: 17 (4151 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
PAZ NA ESCOLA


Ana Carolina de Oliveira
Deivid Fernando de Pontes
Ivan Kim Leandro Rita

Jorge Luiz Seger Gonçalvez
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso 0210 – Prática do Módulo I
07/11/14


RESUMO

A sociedade possui grande importância na formação do caráter das pessoas e pode ser considerado que ela é a base para construir um ser humano, independente da suaclasse social, influenciando de forma pontual na personalidade em formação. Algumas influências podem ser listadas como acesso a internet que muitas das vezes é utilizada sem o monitoramento dos pais, amizades que em alguns casos oferecem oportunidades indesejáveis, como exemplo o acesso as drogas e a televisão que se faz uma grande formadora de opiniões, sendo em alguns casos exemplos bons e emoutros ruim. A partir do nascimento, a pessoa passa a receber estímulos de diferentes formas e estas experiências são absorvidas ao longo do crescimento. Estas experiências vêm do lugar de onde mora, das pessoas com quem convive e dos lugares por onde passa com a união de todas estas ações o caráter do indivíduo é formado. No mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças ejovens, através dos veículos de comunicação gera desejos de consumo onde o jovem então passa a ficar mais agressivo em casa, com os colegas na rua e até mesmo na escola. As mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.
Frequentemente, pode-se ver notícias de jornais relatando sobrecasos de violência contra professores, bullying (humilhação, intimidação, ofensa, agressão física ou psicologicamente) e vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar.

Palavras-chave: Escola. Caráter. Violência.






1 INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da paz entre os jovens no ambiente escolar, este é um sentimento quesempre deve estar em meio à sociedade e todo o conhecimento que se tem sobre o assunto deve ser passado para as novas gerações, este conhecimento facilita para que os jovens compreendam oque é viver em harmonia.
O jovem sempre que estiver envolvido em uma atividade pacífica, poderá construir ações para se desenvolver como cidadão e para auxiliar no desenvolvimento da sociedade a sua volta, para quedesta forma ocorra a diminuição dos casos de violência escolar que está amplamente difundido nos meios de comunicação seja através da televisão , internet e também os jornais impressos.
É de conhecimento da sociedade que um dos fatores que implicam para as ocorrências de violência escolar é a família, esta deverá sempre oferecer o todo o seu apoio aos jovens, seja com dicas, atitudes e senecessário intervir de forma mais enérgica de acordo com cada situação. Assim o aprendizado dos jovens é uma constante relação de harmonia entre o cidadão em formação em e o meio onde vive.
Atualmente a sociedade contempla o ambiente de competitividade entre jovens, em muitos casos os pais tomam atitudes enérgicas na tentativa de corrigir aquilo que está sendo feito de forma errada e que trazemsentimentos de disputa até mesmo dentro das escolas. Assim a paz se torna um bem mais que necessário necessitando de um processo de constante cooperação para alcançar a tão desejada paz na escola, onde o jovem deve sempre estar rodeado de diálogo e boas atitudes, atitudes que podem vir dos pais, vizinhos e amigos e também na escola.








2 PAZ NA ESCOLA

No mundo moderno, as formasincentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino. Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bullying (humilhar, intimidar, ofender, agredir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paz na escola
  • Paz na escola
  • Paz na escola
  • A escola pela paz
  • Cultura de paz nas escolas
  • Escola e familia
  • Escola em busca de paz social
  • I fórum da Paz-Projeto Paz na escola, Paz no mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!