PAXTON, Robert. “Capítulo 1: Introdução”. In: A Anatomia do Fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

1197 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto de História

Aluna: Julia Soares Leite Lanzarini de Carvalho
DRE: 109060171
Disciplina: História Contemporânea
Professor: Ricardo Castro
Data de Entrega: 02/06/2011

FICHAMENTO:
Texto: PAXTON, Robert. “Capítulo 1: Introdução”. In: A Anatomia do Fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007. pp.13- 49.

Robert Paxton inicia a introdução de seu livro Anatomia do Fascismo afirmando que o fascismo foi a maior inovação política do século XX, uma vez que conseguiu combinar uma ditadura antiesquerdista com enorme apoio popular. No entanto, foi também o que gerou grande parte dos sofrimentos do “novecentos”. Assim, o autor explica a importância de se estudar esse evento e, conseqüentemente, a relevância de seu livro.
Ao mesmo tempo, Paxton procura expor a vulgarização do “fascismo” que gerou dificuldades na utilização do termo e passou a produzir imagens sobre o regime que, muitas vezes, podem ser uma armadilha para uma compreensão mais profunda do fenômeno. O objetivo do livro, explicitado nessa introdução, é tentar resolver esses problemas, isto é, questionar o imaginário popular sobre o fascismo e buscar uma nova visão sobre o fenômeno – menos estática e mais complexa.
Para isso, nessa primeira parte do livro, Paxton procura expor as bases do movimento fascista, desmistificar algumas idéias que se tem, hoje, sobre o movimento e mostrar a relação complexa entre a ideologia e a prática fascista.

A Invenção Do Fascismo Nesse ponto, o autor expõe as bases do movimento fascista.
De acordo com o texto o programa fascista pode ser nomeado de “nacional-socialismo: possui objetivos expansionistas somado a uma série de medidas radicais – sufrágio feminino, voto aos dezoito anos de idade, abolição da câmara alta, nova constituição, jornada de trabalho de oito horas, participação dos trabalhadores na administração técnica das fábricas, expropriação parcial das riquezas, confisco de bens da Igreja e

Relacionados

  • Filme a onda
    46260 palavras | 186 páginas