Pavimentos Flexiveis

Páginas: 12 (2770 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CCET – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL



CAMILA DE QUEIROZ MOREIRA
CLÁUDIO BRITTO LEAL JÚNIOR
JEAN PEREIRA CAVALCANTE
MARIANA SANTOS OLIVEIRA
PAULO GUILHERME PORTO DE OLIVEIRA FOLHA NETO
RAFAELA REIS DA COSTA




Modal Hidroviário




BELÉM-PA
2013
CAMILA DE QUEIROZ MOREIRA
CLÁUDIO BRITTO LEAL JÚNIORJEAN PEREIRA CAVALCANTE
MARIANA SANTOS OLIVEIRA
PAULO GUILHERME PORTO DE OLIVEIRA FOLHA NETO
RAFAELA REIS DA COSTA


Modal Hidroviário




Trabalho Acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade da Amazônia, como requisito para obtenção de nota para trabalho acadêmico de graduação do Curso de Engenharia Civil.
Professor:Andréia do Socorro Condurú de Sousa Cardoso.



BELÉM-PA
2013


RESUMO




















Palavras-chave: Modal, Sistemas de Transporte, Hidrovias.
ABSTRACT




















Key-words: Modal, Transport System, Waterways.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
REFERÊNCIAL TEÓRICO
1.Contextualização Histórica
2.Infraestrutura de Transportes no Brasil
2.2Fluvial2.3Marítimo
3.O modal hidroviário na Amazônia
3.1 A Influência no Estado
4.Principais hidrovias brasileiras
5.Impactos Ambientais
5.1Empreendimentos portuários
5.2Operações portuárias
5.3Navegação
6.Vantagens do Modal em questão











INTRODUÇÃO

Os rios são as mais concretas e viáveis “estradas” naturais do Brasil, aplicando-se ainda mais na nossa regiãoamazônica. Cabe aos espaços urbanos explorá-los como via de transporte e cargas, de forma planejada, em comunhão com a preservação ambiental. "O Brasil possui cerca de 13 mil Km de vias navegáveis utilizadas economicamente para o transporte de cargas e passageiros, podendo atingir cerca de 44 mil Km navegáveis, caso sejam realizadas obras de infraestrutura em outros 29 mil Km de vias naturalmentedisponíveis, sem contar que o país possui potencial de navegabilidade em águas superficiais flúvio-lacustres em cerca de 63.000 Km." (ANTAQ, 2008)
O grau de desenvolvimento econômico e social de uma sociedade está diretamente associado à facilidade de transporte de passageiro e carga e do recorrente interesse do mesmo em solidificar. Em particular, a qualidade de vida das cidades é fortementeinfluenciada pelas características do sistema de transporte urbano. (ALCKIM, 2004). Por isto, a importância do planejamento de um sistema de transporte adequado, que garanta a melhoria da gestão dos fluxos para a mobilidade de deslocamento pessoas e mercadorias caracterizando uma organização espacial. O modal hidroviário é economicamente viável, eficiente, exige menos investimentos nas fases de implementaçãoe manutenção, relativamente atualmente é o que menos acarreta impactos ambientais em relação aos outros modais de transporte.
Apesar do grande potencial da malha hidroviária brasileira, a ausência de um nível adequado de investimentos no setor tem como resultado prejuízos para a viabilidade econômica das vias navegáveis, concorrendo para o desbalanceamento da matriz de transportes e para oagravamento das deficiências na intermodalidade com os demais modais. O aproveitamento adequado das vias navegáveis depende da realização de obras de infraestrutura, tais como: dragagem; transposição de trechos não navegáveis, por meio de eclusas e canais artificiais de transposição; derrocamentos de obstáculos naturais; e balizamento e sinalização. Além das obras necessárias à manutenção dascondições de navegabilidade da hidrovia, destaca-se a necessidade de investimentos em portos e terminais fluviais intermodais. (ANTAQ, 2008)


REFERÊNCIAL TEÓRICO
1. Contextualização Histórica
O transporte hidroviário se caracterizou a partir, especialmente, nas quatro décadas que antecederam a Proclamação da República (1889), ainda no Período Imperial. O Brasil experimentou significativo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pavimentos flexiveis
  • Pavimento flexível
  • Pavimentos flexiveis
  • Pavimento Rígido x Pavimento Flexível
  • engenharia pavimentos flexiveis
  • PATOLOGIA EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS
  • PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXIVEIS
  • Processo construtivo em pavimento flexivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!