pavimento

Páginas: 38 (9282 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2013
2. NOTAS HISTORICAS
2.1 – Asfalto
Segundo a tradição, o asfalto é o mais antigo material impermeabilizante utilizado pelo homem. No livro de Gênesis, Capítulo 6, Heróis antidiluvianos, encontra-se, na história de Noé, versículo 14, a ordem do Criador: Faze para ti uma arca de madeira alisada. Fará nela uns pequenos repartimentos e betumá-la-ás por dentro e por fora.
Na Mesopotâmia,escavações revelaram o emprego do betume como aglutinante de tijolos utilizados nas construções dos muros, edifícios e no piso das ruas. Segundo também a tradição, os tijolos da Torre de Babel receberam esse tratamento.
Outras citações indicam a utilização do betume no Egito, nos trabalhos de mumificação; em Roma, na impermeabilização de aquedutos e, também, costume herdado dos gregos, era usado emgrandes bolas de fogo lançadas por catapultas dentro das muralhas inimigas. Aliás, é dos gregos que nos vem a palavra asfalto, que quer dizer firme, estável. O vocabulário betume vem do sânscrito jatu-crit, que os romanos transformaram em “guitu-men” ou “pix-tumen”, que significa criador de piche.
Dessa origem etimológica, vê-se que, enquanto a palavra betume estava ligada a um corpo cujascaracterísticas se enquadravam no piche : impermeabilizante e vedatória, o asfalto era qualificado como uma espécie de cimento estável que servia para aglutinar pedras e outros materiais.
Mais recentemente, utilizando asfaltos naturais provenientes de jazidas, os franceses, em 1802, os americanos em 1838, e os ingleses, em 1869, executaram pavimentações de ruas e pátios. Em 1870, os americanosconstruíram, em Washington D.C., o primeiro pavimento com mistura de textura fina, o sheet asphalt, também com asfalto natural.
A obtenção do asfalto da destilação do petróleo iniciou-se, nos Estados Unidos, em 1902, e sua utilização mais intensa, em serviços de pavimentação, começou em 1909, sendo as misturas dosadas por práticos que utilizavam teores de asfalto de acordo com a vivência que tinham nessecampo. Uma patente de justificativa bastante singular tornou as misturas betuminosas alvo de cobrança de royalties, o que limitava grandemente seu uso. Na cidade de Topeka, foi utilizada então uma mistura betuminosa, com agregado de granulometria diferente da patenteada, o que levou a justiça americana a quebrar o monopólio que a patente existente permitia. A mistura tipo Topeka ganhou, assim, o seulugar na história da pavimentação.
Em 1920, Prevost Hubbard e F.C. Field passaram a dosar as misturas utilizando um ensaio de extrusão, deixando de lado o empirismo que até então predominava.
Fig. 1 - Petróleo

Fonte: PETROBRAS

A produção de asfalto no Brasil iniciou-se em 1944, na refinaria Ipiranga, com petróleo importado geralmente daVenezuela. Até então, utilizava-se, nos serviços de pavimentação, o asfalto importado de Trinidad, acondicionado em tambores de cerca de 200 litros. O Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) será abordado no item 3.2.6.1.
As principais propriedades que resultaram na preferência pelos pavimentos betuminosos, ainda hoje geralmente manifestada, apesar dos inúmeros percalços decorrentes da crisedesencadeada em dezembro de 1973, ampliada em 1979, e da diversificação das fontes atuais de fornecimento da matéria-prima, podem assim ser resumidas:
• adesividade entre o betume e os agregados, que permite a ligação entre as pedras;
• impermeabilidade;
• durabilidade das misturas e manutenção das propriedades do betume por muitos anos;
• possibilidade de trabalho a diversas temperaturas;
• apesar dasdificuldades citadas, preço competitivo e, em muitos casos, vantajoso em relação a outros materiais utilizados em pavimentação, principalmente na capa de rolamento(SENÇO, 1997).

2.2 – Borracha
O processo de vulcanização foi descoberto acidentalmente por Charles Goodyear em 1839, durante uma de suas experiências. A partir da borracha natural com enxofre e calor, tinha-se produzido a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pavimentos
  • Pavimento
  • Pavimento
  • pavimentos
  • Pavimentos
  • Pavimentos
  • Pavimento
  • Pavimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!