Pavimento rígido

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. ESTRUTURA METÁLICA 3
2.1 História da estrutura metálica 3
2.2 Conhecendo a estrutura metálica 3
2.2.1 Vantagens 3
2.2.2 Desvantagens 4
3. OBRA VISITADA 5
4. CONCLUSÃO 7
5. BIBLIOGRAFIA 8





































1. INTRODUÇÃO

No Brasil a estrutura de concreto armado é utilizada há mais tempo devido suagrande abrangência no mercado e por ter surgido antes da estrutura metálica.
Mas com o passar do tempo à estrutura metálica vem tomando espaço, com a realização de estudos ficou comprovado que ela resiste a grandes cargas e tem uma alta resistência, podendo ser aplicada em edifícios de múltiplos andares.
A arquitetura do aço, quando bem utilizada, produz em função das características do açoconstruções leves, modernas e arrojadas, mas sempre com excelentes resultados econômicos. BELLEI (2008) et.all.
Neste relatório será descrita a visita técnica realizada com a professora Adriana Dias e a turma de projeto de edificações, na nova sede do prédio da Justiça Federal em Palmas – TO, que é uma obra mista de 7 pavimentos e 5444 m² de área construída.













2. ESTRUTURAMETÁLICA
2.1 História da estrutura metálica

As evidências mais seguras da primeira obtenção do ferro indicam que tal se deu aproximadamente 6 a.C., em civilizações como as do Egito, Babilônia e Índia. O ferro era então considerado nobre, devido á sua raridade, com sua utilização se limitando a fins militares ou como elemento de adorno nas construções. A utilização do ferro em escala industrial sóteve lugar muito tempo depois, em meados do século XIX, devido aos processos de industrialização que experimentavam os países mais desenvolvidos pela revolução industrial, tais como Inglaterra, França e Alemanha. BELLEI (2008) et.all.
No Brasil o início de sua fabricação do aço foi no ano de 1812, sendo que o grande avanço na fabricação de perfis em larga escala ocorreu com a implantação dasgrandes siderúrgicas. Como por exemplo, temos a Companhia Siderurgica Nacional – CSN, que começou em 1946. PINHEIRO (2001).
O parque industrial brasileiro dispõe atualmente de diversas usinas siderúrgicas, com capacidade de fabricar estruturas de grande porte, como por exemplo, o Edificio Avenida Central, no Rio de Janeiro, primeiro edifício alto em estrutura metálica do Brasil, fabricado e montadopela FEM – Fabrica de Estruturas Metálicas da CSN, 1961. PFEIL (2000), et all.
Com o desenvolvimento da ciência das construções e da metalurgia, as estruturas metálicas adquiriram formas funcionais e arrojadas, constituindo-se em verdadeiros trunfos tecnológicos. PFEIL (2000), et all.
2.2 Conhecendo a estrutura metálica

O aço é uma liga de ferro e carbono com outros elementos adicionaissilício, manganês, fósforo, enxofre etc. O teor de carbono varia de 0% a 1,7%. PFEIL (1995), et all.
2.2.1 Vantagens

Segundo Bellei 2008 as principais vantagens das estruturas do aço são:
• Alta resistência do aço em comparação com outros materiais.
• O aço é um material homogêneo de produção controlada.
• As estruturas são produzidas em fábricas por processos industrializados seriados, cujoefeito de escala favorece a menores prazos e menores custos.
• Os elementos das estruturas metálicas podem ser desmontados e substituídos com facilidade e permitem também reforço quando necessário.
• A possibilidade de reaproveitamento de material que não seja mais necessário á construção.
• Menor prazo de execução se comparando com outros materiais.

2.2.2 Desvantagens

Pinheiro 2001 relataque as principais desvantagens do aço estrutural são:
• Necessidade de tratamento superficial das peças contra oxidação devido ao contato com ar atmosférico.
• Necessidade de mão-de-obra e equipamentos especializados para fabricação e montagem.
• Limitação de fornecimento de perfis estruturais.














3. OBRA VISITADA
A estrutura de aço pode ser utilizada em quase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pavimento rigido
  • Pavimento rígido
  • pavimentos rigidos
  • Pavimentos Rigidos
  • Pavimento Rígido
  • Pavimentos rigidos
  • Pavimento rígido
  • pavimentos rigidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!