Pavimentação

Páginas: 14 (3280 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX
CESÁR SOBRINHO
EDUARDO ARAÚJO
GABRIEL GALDINO
GUILHERME CIFUENTES
LUIZ CARLOS
MARCELO HENRIQUE
RENAN MAIA






TRABALHO DE PAVIMENTAÇÃO
GRUPO 2: PAVIMENTO FLEXIVÉL NAS ESTRADAS




















BELO HORIZONTE – MG
2012
CESÁR SOBRINHO
EDUARDO ARAÚJO
GABRIEL GALDINO
GUILHERME CIFUENTES
LUIZ CARLOS
MARCELO HENRIQUERENAN MAIA







TRABALHO DE PAVIMENTAÇÃO
GRUPO 2: PAVIMENTO FLEXIVÉL NAS ESTRADAS




















BELO HORIZONTE – MG
2012
Introdução
De acordo com o manual do DNIT pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentesentre as camadas.
O revestimento é feito com materiais betuminosos (ou asfálticos). Esses tipos de pavimentos são chamados de "flexíveis" desde que a estrutura total do pavimento apresente deflexão de acordo com a cargas de tráfego. Uma estrutura de pavimento flexível é composto por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligantes asfálticos.
É formado por quatro camadasprincipais: revestimento asfáltico, base, sub-base e reforço do subleito. O revestimento asfáltico pode ser composto por camada de rolamento em contato direto com as rodas dos veículos e por camadas intermediárias ou de ligação, por vezes denominada de binder;














Pavimentação
Pavimento pode ser definido como toda estrutura apoiada sobre a camada final de terraplenagem e destinadaa receber o tráfego fornecendo ao usuário segurança e conforto.
Essa estrutura, construída sobre a camada final de terraplenagem (CFT) é constituída de várias camadas e vários materiais de diferentes características de resistência e de formabilidade. Esta estrutura assim constituída apresenta um elevado grau de complexidade no que se refere ao cálculo das tensões e deformações.
De acordo com aNBR 7207/82, o pavimento é uma estrutura construída após a terraplenagem e destinada economicamente e simultaneamente em seu conjunto a:
A) Resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais produzidos pelo tráfego;
B) Melhorar as condições de rolamento quanto à comodidade e segurança;
C) Resistir aos esforços horizontais que nele atuam tornando mais durável a superfície de rolamento.De uma maneira geral, pode-se classificar a estrutura de um pavimento em:
1) PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: São aqueles constituídos por camadas que não trabalham à tração, exceção feita ao revestimento que pode ou não suportar esse tipo de esforço. Normalmente são constituídos de revestimento betuminoso delgado sobre camadas puramente granulares. A capacidade de suporte é função das características dedistribuição de cargas por um sistema de camadas superpostas, onde as mais resistentes encontram-se na parte superior da estrutura

2) PAVIMENTOS RÍGIDOS: Definidos como sendo uma estrutura cuja placa de revestimento trabalha essencialmente à tração. Seu dimensionamento é baseado nas propriedades resistentes de placas de concreto de cimentoPortland, as quais são apoiadas em uma camada de transição,a sub-base.
A determinação da espessura é conseguida a partir da resistência à tração do concreto e são feitas considerações em relação à fadiga, coeficiente de reação do subleito e cargas aplicadas. São pouco deformáveis com uma vida útil maior.
O dimensionamento do pavimento flexível é comandado pela resistência do subleito e do pavimento rígido pela resistência da placa





Camadas doPavimento
Figura: Representativa da divisão de um pavimento
A estrutura do Pavimento é divida em camadas, que são:
Leito:
É a superfície do sub-leito (em área) obtida pela terraplanagem ou obra de arte e conformada ao greidee seção transversal;
Regularização do sub-leito (Nivelamento):
É a operação destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente. Poderá ou não existir,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pavimentacao
  • pavimentação
  • pavimentação
  • Pavimentação
  • pavimentação
  • Pavimentação
  • Pavimentação
  • pavimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!