Pavigem

1121 palavras 5 páginas
A expressão “poder para o povo” ganha um novo significado quando a maior instalação de lajotas coletoras de energia produz 4,7 kilowatt-horas de energia durante a maratona de Paris, o suficiente para manter um laptop ligado por mais de dois dias
Essas “lajotas coletoras de energia” especiais foram desenvolvidas pela Pavegen Systems, com sede em Londres. A energia gerada por elas pode ser usada para fazer equipamentos de baixa voltagem funcionarem, como lâmpadas de rua e máquinas automáticas.

O conceito é criação de Laurence Kemball-Cook, que fundou a Pavegen em 2009 para comercializá-lo. “A Maratona de Paris é o primeiro de muitos projetos desse tipo que nos permitirão realizar nosso objetivo de levar essa tecnologia a locais de varejo, complexos de transportes, blocos de escritórios e espaços de infraestrutura”, declara ele.

Os corredores da maratona geraram 4,7 kilowatt-horas de energia, o suficiente para alimentar uma lâmpada LED durante 940 horas, ou 40 dias. “Nós nos reunimos na Maratona de Paris para destacar como a tecnologia realmente vai mudar a maneira como as pessoas pensam sobre energia”, explica Joe Hart, vice-presidente sênior de Marketing de Segmentos e Soluções da Schneider Electric.

Coletar energia facilmente soa promissor, mas sua execução é desafiadora. Como aponta Kemball-Cook: “Instalar o revestimento no chão é uma das coisas mais difíceis de fazer, já que elas tem que ser muito duráveis, resistentes ao clima, e ter alta resistência a fatiga. Além disso, essas telhas poderiam sofrer vandalismo”.

De acordo com Hart, em alguns anos a tecnologia da Pavegen pode se tornar visível e aparente em várias áreas, não somente como unidades de energia, mas também em aplicações de segurança. “Cada uma dessas telhas tem capacidade sem fio – usando essa capacidade, podemos analisar movimentos e otimizar o controle”.

A Pavegen não está sozinha na coleta de energia cinética humana para gerar eletricidade.

Max Donelan, fundador da Bione

Relacionados