PAUP I ATIV 1

4911 palavras 20 páginas
LEVANTAMENTO DO ENTORNO

LOTE 1
Fotos Ilustrativas do Entorno:
Rua Ingazeira com Rua Manoel Inácio de Souza.

PRECEDENTES PLÁSTICOS

“Mais do que dividir ambientes, os muros também podem servir de tapume, jardim vertical e até para apoio para cascatas.”
Por Nádia Sayuri Kaku
Muro de concreto é coisa do passado: nas construções atuais, materiais diferentes – como vidro, madeira e pedras – dão um toque a mais na arquitetura, além de ampliar o uso da estrutura: mais do que dividir espaços, os muros também podem abrigar jardins verticais, cascatas e servir de tapume. Confira um muro diferente assinado pelo profissional do CasaPRO na imagem abaixo.

Painéis de vidro intercalados com o muro baixo de alvenaria compõem a fachada desta casa e valorizam o projeto paisagístico, composto por palmeiras, buchinhos, seixos entre outros elementos. Assinada pela arquiteta Maristela Lima Bernal, a residência fica em um condomínio fechado em Camaçari (BA) e tem acabamento em spaccatto de mármore Bege Bahia, tinta textura na cor camurça e detalhes em branco.

“Saber lidar com os materiais em seu estado mais cru pode ser uma virtude da arquitetura – como se o capricho do desenho permitisse dispensar o excesso de acabamentos.”
Por Deborah Apsan (visual) e Silvia Gomez (texto) Fotos Eduardo Pozella

O CHAPISCO CHIQUE...
Lá em cima, um rasgo de vidro de 30 cm de altura deixa passar a iluminação natural que realça o aspecto rugoso do teto inclinado desta casa, assinada pelo arquiteto Vasco Lopes.
“O próprio ângulo da laje ajuda a ressaltar esse efeito da luz sobre a superfície de chapisco grosso, mistura de areia, cimento e brita número 1”, diz Vasco.
Também da comparação com a parede lisa nasce à força visual desse revestimento tão simples, um hit da construção civil.
“A vantagem desse tipo de acabamento é não depender de modismos: passa pelo tempo sem cansar.”
A única intervenção foi à pintura com tinta látex branca.
“Prefira um rolo de pelo longo para preencher as

Relacionados