pauloramosfilho

8206 palavras 33 páginas
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PARATIREOIDE

Anatomia

- São pequenas glândulas ovais e achatadas que situam-se externamente a cápsula tireóidea na metade medial da superfície posterior de cada lobo da glândula tireóide. A glândulas paratireoides superiores se situam 1 cm acima do ponto de entrada das artérias tireóideas inferiores na glândula tireóide. A glândulas paratireoides inferiores situam-se 1 cm abaixo do ponto de entrada arterial.
- As glândulas paratireoides superiores geralmente estão situadas no nível da margem inferior da cartilagem cricoidea. A das inferiores é perto dos polos inferiores da glândula tireóide, mas elas podem ocupar várias posições
- Situadas imediatamente atrás da tireóide, uma atrás de cada polo superior e inferior da tireóide. Cada uma tem aproximadamente, 6 milímetros de comprimento, 3 milímetros de largura e 2 milímetros de espessura. Coloração marrom-escura.

Fisiologia

- O paratormônio (PTH) é o hormônio secretado pela paratireoide.
Ao ser liberado ele aumenta a concentração de cálcio por dois motivos: aumenta a absorção de cálcio e fosfato a partir do osso e diminui com rapidez a excreção de cálcio pelos rins. A redução da concentração de fosfato é provocada pelo intenso efeito do PTH em aumentar a excreção renal desse elemento, suficiente a ponto de superar o aumento da absorção óssea de fosfato.
- o PTH também aumenta a absorção de cálcio e fosfato no intestino, pelo aumento da vitamina D.
- o PTH estimula a ressorção óssea, levando a liberação de cálcio para o meio extracelular, o PTH aumenta a reabsorção de cálcio e diminui a reabsorção de fosfato pelos rins, levando o aumento da excreção de fosfato e diminuição da excreção de cálcio e é necessário para a conversão de 25-hidroxicolecalciferol em 1,25-hidroxicolecalciferol, que por sua vez aumenta a absorção de cálcio pelo intestino.

A glândula tireóide se desenvolve do endoderma associada à parte faríngea do tubo digestivo e sua principal função é aregulação

Relacionados