Paulo freire

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Paulo Freire

Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação deoprimidas e agir em favor da própria libertação. Paulo defendia que o aluno tinha que '' ler o mundo'' para poder transforma-lo, ele condenava o ensino intitulado '' educação bancaria ''que era o ensino oferecido pelas escolas burguesas.

"Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu oeducador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.

Paulo acreditava que afunção do professor era possibilitar a criação de conhecimentos e não a ideia de que ensinar é trasmitir. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendemsozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu.

"Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade",escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.
Paulo acreditavaque a função do professor era possibilitar a criação de conhecimentos e não a ideia de que ensinar é trasmitir. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também nãoaprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu.



(Aula em Angicos, em 1963: 300 pessoas alfabetizadas pelo método Paulo Freire em um mês. Foto:acervo fotográfico dos arquivos Paulo Freire do Instituto Paulo Freire)

Disponivel em : http://revistaescola.abril.com.br/formacao/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=3
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!