Paulo freire

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
Lendo esse livro e prestando atenção em todo o conteúdo descrito, é interessante ver como Paulo Freire conseguiu utilizar em pouca quantidade de páginas uma vasta complexidade de idéias que serãofundamentais para a formação de todo e qualquer educador. Além disso, esse livro apresenta propostas que serão necessárias para a construção da autonomia dos educandos, respeitando suas experiências devida juntamente com sua individualidade.
Segundo freire (2006, v.33, p.47) “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou sua construção." Porisso para a construção do caráter educacional do ser humano é preciso muito mais do que a famosa cartilha proposta por técnicas de ensino ultrapassadas, é necessário conscientizar os educandos, além deestimular, e assim ajudá-los a construir um caráter crítico-social para saber lidar com a clareza com relação a sociedade e a realidade que está inserido.
É importante destacar que sempre deveexistir uma reflexão critica sobre a prática educativa, pois sem ela, a relação "teoria/prática" fica sem conexão. Por isso mesmo, educadores críticos, progressistas e conservadores, todos eles necessitamsaber equilibrar a relação teoria/prática, devem ter consciência de que ensinar não é só transferir conhecimento e sim criar possibilidades para o aluno construir e produzir o seu próprio conhecimento,pois de acordo com Freire (2006, v.33, p.23) "...quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender...".
A prática educativa deve rigorosamente decente e pura, pois nela existe umacaracterística importante que é o caráter formador, o educador deve socializar, deve ser uma pessoa que pensa, que comunica-se e assim propiciar condições de diálogo professor-aluno ou vice versa. Eassim, ajudar o aluno a construir o seu saber, além disso essa construção do saber do aluno vai depender da importância que o professor tem com relação a parte social, a comunidade que ele trabalha,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!