Paulo freire

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
FREIRE, PAULO. A importância do ato de ler. 49 ed. São Paulo, Cortez, 2008. Resenha de: RODRIGUES, JULIANA de Souza. A leitura e sua importância. Págs.: 11-19.
Paulo Freire nasceu no dia 19 deSetembro em 1921, no Recife, Pernambuco. E considerado um dos maiores educadores do país, com seu trabalho colocando a alfabetização como uma forma de conscientização principal para maior entendimento domundo. Faleceu no dia 2 de Maio de 1997 vítima de um infarto agudo do miocárdio. Uma das suas principais obras foi “A importância do ato de ler”, um artigo onde Paulo Freire foi convidado a apresentarna abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, realizado em novembro de 1981 em Campinas-SP.
A obra faz uma analise critica do ato de ler, da forma com a qual a leitura e introduzida noalfabetizando, mostra que a leitura e introduzida de forma mecânica na aprendizagem. Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra. O ator de ler para ele veio desde sua experiênciaexistencial, Paulo Freire contar um pouco de sua historia quando criança com seu interesse pela leitura; como primeiro a “leitura” do mundo, o mundo que se movia no balançar das árvores, nas cores dofruto, nos animais e outros.
Paulo Freire foi alfabetizado primeiro pelos seus pais no fundo de sua casa só depois que ele foi para a escola, a escola particular de Eunice Vasconcelos, Eunice deucontinuidade ao trabalho de seus pais.
O papel dos pais e professores ajuda para um bom desenvolvimento do aluno. Como professor aos seus 20 anos, viveu intensamente a importância do ato de ler, com osalunos da primeira serie.
Freire não reduzia o ensino a tabletes de conhecimento que devesse ser engolidos pelos estudantes, mais atiçava a curiosidade dos alunos de forma dinâmica, para ele os alunos nãotinham que memorizar mecanicamente os livros mais sim apreender e gostar da leitura.
O artigo de Freire; a importância do ato de ler e uma obra critica que nos faz repensar a forma com a qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!