Paulo Freire

Páginas: 4 (892 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
Questão 01
Paulo Freire foi um educador, filósofo brasileiro, este foi considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia.
Conhecido principalmente pelo método dealfabetização de adultos, que rompia com a metodologia de ensino tradicional, levando a educação aos discentes como uma forma de libertação.
O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível oaprendizado, mas pretende habilitar o aluno a "ler o mundo", na expressão famosa do educador.

Realmente pude perceber que a história de Paulo Freire é admirável. Os momentos que eu considerei maisimportantes em sua biografia foram as seguintes:
De imediato, o que me chamou atenção foi o fato, de Freire se dedicar a ensinar as pessoas pobres, que são as menos favorecidas. E acreditar que aeducação é uma forma de libertar o homem.

Outro fato, que me despertou interesse, foi o período em que Freire, foi perseguido, pelo Regime Militar no Brasil (1964-1985) sendo preso e forçado aoexílio. Observo que é confortável aos nossos governantes, que as pessoas de classes inferiores, não aprendam e adquiram novos conhecimentos, para que assim, possam continuar sendo dominadas, sem clamarpor suas ideologias e seus direitos.

O outro fato que achei importante e que o trabalho de Paulo Freire, era contrário a tal filosofia, pois segundo o mesmo, a educação deve ser libertadora, pois“ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Enfim, conclui-se que o mais importante é que devemos acreditar na educação,assim como Freire acreditou, e dedicou sua vida ao magistério, lutando pela quebra de paradigmas, buscando uma educação libertadora, para que esta fosse significativa e trouxesse bons resultados aos seusalunos.


Bibliografia:

http://pensador.uol.com.br/autor/paulo_freire/biografia/

http://www.paulofreire.org.br/asp/template.asp?secao=biografia&sub=biografia2

Questão 02
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!