paulo freire e a pedagogiaa do oprimido

2914 palavras 12 páginas
PAULO FREIRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Gessé Cordeiro Miranda
Professor Tutor Externo: Karine Teixeira Damasceno
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID0297)
20/11/2013

RESUMO
Inicia-se com um breve relato sobre a vida e oba do educador Paulo Freire e suas contribuições para a educação de jovens e adultos no Brasil (EJA), fazendo uma analise do seu pensamento e método, bem como sua aplicação prática no EJA, onde Freire expõe seu ponto de vista sobre a educação como uma prática que visa à liberação dos homens, dentro da perspectiva de uma de suas principais obra A Pedagogia do Oprimido.

Palavras-Chave: Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Método.

INTRODUÇÃO:

Esta obra busca mostrar as contribuições do educador e intelectual Paulo Freire na área da educação, principalmente na educação de jovens e adultos expondo seu pensamento e como ele modificou o modo de alfabetizar jovens e adultos, também mostrar uma breve história do EJA no Brasil com alguns de seus principais programas, retratando o cunho humanístico deste educador que contribuiu significativamente para a educação em nosso país.

PAULO FREIRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

QUEM É PAULO FREIRE

Nascido em 1921 em Recife, numa família de classe média. Com o agravamento da crise econômica mundial iniciada em 1929 e a morte de seu pai, quando tinha 13 anos, Freire enfrentou dificuldades econômicas. Apesar de formado em direito, Paulo não segui carreira, encaminhando a vida profissional para o magistério. Sua pedagogia baseia-se na observação da cultura dos alunos - em particular o uso da linguagem - e do papel elitista da escola. Chegou a ser nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Paulo Freire morreu em 1997, acometido de um enfarte.·.

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).

O EJA surgiu no Brasil como uma

Relacionados

  • Filosofia
    4769 palavras | 20 páginas