paulo freire a importância do ato de ler

Páginas: 21 (5230 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
Pierre Levy

As Formas do Saber: educação

Texto transcrito na integra a partir das gravações feitas de uma entrevista com o filósofo francês Pierre Levy ao jornalista Florestan Fernandes Jr. para a série “As Formas do Saber” e que trás reflexões sobre:

Arte e pensamento
Educação
Tecnologia
Trabalho

Esses assuntos foram agrupados em 4 fitas temáticas e estruturados em 4 blocosespecíficos, desenvolvidos a partir de uma argumentação introdutória do jornalista e perguntas respondidas pelo filósofo. O texto transcrito obedece esta estrutura e está apresentado segundo esta mesma ordem.

As mudanças que atingem a educação e a gestão de conhecimentos desenham a base de uma nova sociedade. A escola e os educadores passam por uma revisão dos seus princípios pedagógicos e douso de recursos de tecnologias de aprendizagem. Mas a grande revolução é sentida principalmente na nova organização e produção do saber. A inteligência é fruto do coletivo e o conhecimento passa a representar o maior bem da humanidade. Neste programa o filósofo Pierre Levy discute porque a escola perdeu o monopólio sobre a transmissão do conhecimento e como será a educação do nosso tempo.

Estamosvendo hoje o encerramento de um tipo de transmissão do saber. A grande revolução provocada pelas novas tecnologias está apontando para outra relação dos homens com os saberes. Aliás esse é o grande tema do seu trabalho mais recente no livro ”Cibercultura”. Quais são exatamente essas mudanças e o que elas representam para o sistema de educação tradicional?

Eu diria que há três grandes mudançasna relação com o saber: a primeira dela diz respeito à velocidade com a qual os conhecimentos aparecem, renovam-se e tornam-se obsoletos. A maneira mais simples e mais marcante de explicar essa velocidade seria dizendo que até uns 25 anos atrás, quando um jovem aprendia uma profissão, a maior parte do que aprendia ainda era válido no final de sua carreira profissional. E ele podia até mesmotransmitir esse conhecimento aos seus filhos ou a aprendizes. Hoje em dia, a situação é completamente diferente. Talvez não com relação a todas as profissões, mas com relação a um número cada vez maior de profissões.
Hoje em dia, o ciclo de renovação dos conhecimentos é de 3, 5, 10 anos. E não só no caso das profissões ligadas à alta tecnologia. Pertencemos a um ciclo que está em perpétuatransformação. É claro que sempre houve novidades. Sempre há novos conhecimentos que aparecem sob uma base de estabilidade. Hoje em dia, a própria base está em movimento permanente!
Eu diria que isso é a primeira mudança de nossa relação com o saber, e talvez a mais importante de todas. Pense no exemplo de uma escola. Você percebe, na hora que um pressuposto essencial da educação institucional é que os maisvelhos sabem mais que os mais novos. Os professores são mais velhos que os alunos. E os alunos progridem de classe em classe e à medida em que você se torna mais velho, passa a níveis superiores. Tudo é organizado em função disso. Por quê? Porque o conhecimento era essencialmente um estoque e acumulávamos esse estoque à medida em que aprendíamos. Hoje em dia, navegamos em um fluxo. Não acumulamosmais um estoque por isso é que há, evidentemente um questionamento da escola como instituição. Vamos ter que encontrar novas maneiras para enfrentar essa situação. Em particular questionando a relação entre professor e aluno, o conceito de classe e de currículo mas, sobretudo, ensinando e fazendo com que se aprenda.
A meta não é ensinar, mas fazer com que todos aprendam. Fazendo com que todosaqueles que se beneficiam de uma instituição escolar aprendam a como sobreviver, navegar e viver bem nesse universo de conhecimentos em fluxo permanente. Essa é a primeira mudança.
A segunda mudança é a do trabalho. Hoje em dia o trabalho consiste cada vez mais em aprender pelas razões que acabo de expor em transmitir aos outros, aos novos que chegaram o que sabemos em comunicar aos outros uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância do Ato de Ler
  • Importância do ato de ler”– paulo freire
  • A importância do ato de ler FREIRE, Paulo
  • RESENHA Paulo Freire A Importancia Do Ato De Ler
  • Resumo: A IMPORTANCIA DO ATO DE LER – Paulo Freire
  • Resumo: A importância do ato de ler: De Paulo Freire.
  • Resenha A importancia do ato de ler Paulo Freire
  • Resenha do livro a importancia do ato de ler- paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!