Paulo Freire - Um Pouco de sua Historia

Páginas: 11 (2715 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Sumário

1. RESUMO 3

2. METODOLOGIA 3

3. BIOGRAFIA 3
3.1 Infância e Adolescência 3
3.2 Iniciação Profissional 4
3.3 Nos tempos do Exílio 5
3.4 De volta ao Brasil 5

4. PRINCIPAIS OBRAS 6
4.1 Pedagogia do Oprimido 6
4.2 Pedagogia da Esperança 7
4.3 Pedagogia da Autonomia 8
4.4 À Sombra desta Mangueira 9

5. COSIDERAÇÕES FINAIS 10

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 111. RESUMO

Baseado em uma palestra ministrada por José Eustáquio Romão - professor renomado de História, trabalhou com o educador por 11 anos, um dos fundadores do Instituto Paulo Freire - realizada na UFV em 2013, brotou a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras de Paulo Freire, grande escritor, educador e filósofo brasileiro, referência em educação no Brasile mundo, tido como o brasileiro mais homenageado no mundo. Autor de inúmeros livros e artigos baseados em sua experiência pedagógica.
O Instituo Paulo Freire, criado em 1991, é uma associação que reúne o grande acervo das obras do escritor, utilizável em pesquisas e disponível para download.
PALAVRAS-CHAVE: educação, visão crítica, pedagogia.

2. METODOLOGIA

O trabalho foi elaboradomediante informações existentes na literatura sobre o tema. Foram realizadas pesquisas bibliográficas por meio dos livros encontrados no acervo da Biblioteca Central da UFV – Universidade Federal de Viçosa, consulta ao livro fotobiográfico de Paulo Freire e imagens disponíveis na internet.

3. BIOGRAFIA

3.1 Infância e Adolescência

Em 1921, nasceu no Recife, capital do Pernambuco, um dos maioreseducadores do Brasil: Paulo Freire. Familiarizou-se com a leitura e escrita com a sua mãe, dona de casa, que via no menino sua vontade de aprender. De uma família simples, viu de perto a fome e passou por momentos difíceis, após a crise de 1929 e a morte de seu pai quando tinha 13 anos de idade. “Eu fiz a escola primária exatamente no período mais duro da fome. Não da “fome” intensa, mas de umafome suficiente para atrapalhar o aprendizado”. (Revista Ensaio, 1985, n. 14, p. 5 citado por BRANDÃO, 2005, p.27)
Apesar das dificuldades, sua mãe batalhou para conseguir um colégio que o aceitasse com bolsa de estudos, enquanto seus irmãos batalhavam para conseguir sustentar a casa.
Casou-se com uma professora, no qual passaram 42 anos juntos e tiveram 05 filhos.

3.2 Iniciação ProfissionalCom diploma de advogado nas mãos em 1947, não chegou a exercer a profissão, levado a paixão pela educação.

“Ensinando, descobri que era capaz de ensinar e que gostava muito disso. Comecei a sonhar cada vez mais em ser um professor. Aprendi como ensinar, na medida em que mais amava ensinar e mais estudava a respeito”. (Freire, 1987, p. 38 citado por BRANDÃO, 2005, p.30).

Pela sua experiênciade vida, marcada pela fome e discriminação na infância, a preocupação com mais pobres era o viés de sua atuação, com significativa atenção à educação popular e militante de esquerda.
Como diretor do Departamento de Educação e Cultura do SESI, iniciou seu trabalho pedagógico, auxiliando em escolas primárias e alfabetização de adultos.
Fruto dessa atividade, em 1961, começou a desenvolver ummétodo revolucionário e inovador de alfabetização, intitulado método Paulo Freire, no qual não se usava aquelas tradicionais cartilhas, mas aplicava no ensino os conhecimentos que os alunos traziam consigo, do seu cotidiano. Outro ponto relevante no método era o de criar uma visão crítica em seus leitores-escritores, cientes do papel de cidadãos dentro da sociedade.
Uma de suas maiores proezas foi,em 1963, no Rio Grande do Norte, alfabetizar 300 pessoas em aproximadamente 40 dias, denominado “As 40 horas de Angico”, cidade onde foi realizado o projeto. Sua proposta pedagógica alcançou adeptos no Brasil no qual, educadores, intelectuais, políticos, artistas e representantes de grupos populares se uniram no chamado Movimentos de Cultura Popular, e no exterior, muitos países adotaram sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Falando um pouco sobre Paulo Freire
  • História da Educação: de Confucio a Paulo Freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo freire
  • Paulo Freire
  • paulo freire
  • paulo freire

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!