Pau a pique escrito

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
Pau a pique, também conhecida como taipa de mão, taipa de sopapo ou taipa de sebe é uma técnica onde se utiliza uma armação de madeira ou bambu recoberta com barro. A massa utilizada para recobrir aestrutura é a mesma usada para o adobe, isto é, terra local (60 a 70% de areia, 30 a 40% de argila), água suficiente para que se obtenha uma massa plástica e moldável, algum tipo de capim ou palhalonga e esterco de vaca ou cavalo. A estrutura deve ser preenchida com a massa sem deixar buracos ou falhas. Após a secagem, por umas três ou quatro semanas, podem aparecer algumas rachaduras que devemser fechadas com a mesma massa utilizada anteriormente. Faz-se essa operação com uma espátula, preenchendo bem todas as trincas e deixando a parede toda com a superfície bem uniforme.
As paredes detaipas apresentam menor resistência à compressão, então sugere-se que a cobertura dessas construções seja feita com materiais leves e respeitando-se um beiral de pelo menos 50cm.
A construção de pau apique, quando mal executada e mal acabada, pode se degradar em pouco tempo, apresentar rachaduras e fendas, inclusive se tornando alvo de roedores e insetos, que se instalam nestas aberturas. Durantemuitos anos, o pau a pique foi associado ao barbeiro (Triatoma infestans), inseto transmissor da Doença de Chagas. No entanto, quando construída de forma adequada, com base de pedra afastando-a dosolo (50 a 60 cm) e devidamente rebocada e coberta, não há o perigo da instalação do barbeiro nas paredes e ou mesmo da degradação do pau a pique.
Houve alguma evolução na forma de construir com pau apique. As madeiras deixaram de ser fixadas no solo, pelo fato de apodrecerem rapidamente, suas amarrações passaram ser feitas com outros materiais, fibra vegetal e arame galvanizado.
Pontospositivos:
Excelente regulador de umidade.
O material é totalmente reciclável.
Material sustentável.
Os materiais são de fácil acesso.
Rápido processo de construção.

Pontos negativos:
Os materiais são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pau a pique
  • Adobe, cob e pau a pique
  • paus
  • Meu pau
  • meu pau
  • ESCRITO
  • meus escritos
  • escrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!