patriotria

331 palavras 2 páginas
Patriota por 90 minutos, e depois?
O Brasil não sagrou-se [não se sagrou] campeão. Bandeiras foram retiradas das janelas pelos outrora patriotas de plantão. O hino não será mais cantado e entoado com tanto fervor. Camisas repousarão por longos quatro anos junto com os valores patrióticos. Terminou a Copa do Mundo. Para onde vai o sentimento brasileiro após a Copa do Mundo?

O assunto será o mesmo durante algumas poucas semanas. Passado e esquecido o fato, a sociedade volta-se para seus problemas habituais, deixando de lado um valor tão evidente na Copa: o patriotismo. Assim, valemo-nos do não-pertencimento e consequentemente nos abstemos de lutar para modificar a situação de nosso pais [país] . Talvez porque seja mais fácil torcer para um time do que para um pais [país] . Entretanto as mudanças para que todos possam viver melhor, [melhor] não se fazem dentro das quatro linhas. Existem exemplos de sociedades mais nacionalistas, [nacionalistas] que conseguem ser mais justas e cidadãs com sua população. Erradicando [população, erradicando] a fome, oferecendo opções de moradia, acabando com a falta de emprego? A sociedade deveria fazer uso deste [desse] sentimento nacional habitualmente, adotando o patriotismo social (assim como o faz com o patriotismo esportivo) para assim tentar resolver as mazelas que afligem o povo.Comentário geral

Texto com bom senso crítico, comentando o comportamento brasileiro de modo criativo. Falha, porém, na estrutura (não respeita a organização dos parágrafos dissertativos) e no desenvolvimento (que ficou muito superficial), já que não usa informações das diversas áreas do conhecimento para fundamentar seu ponto de vista.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a) ao falar nos limites das "quatro linhas", o autor faz referência ao campo de futebol, mas isso está muito implícito para um tipo de texto (dissertativo) que precisa de objetividade e muita clareza; b) período incompleto, formado apenas com verbos no gerúndio.

Relacionados