Patrinecorrea

419 palavras 2 páginas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é uma forma de estruturar e definir caminhos a serem seguidos pela organização. No planejamento estratégico analisa-se o ambiente interno da empresa e o ambiente externo, como as ações governamentais, etc. Os objetivos definem-se a alcançar e planejar o plano de estratégia, que dará uma visão mais clara e objetiva de onde a empresa está e onde ela deseja estar, ou seja, pra onde seguir.
Para elaborar o plano estratégico há algumas etapas a serem seguidas. Primeiro: Analisar a situação atual da empresa. Esta análise se resume na definição, mudança ou na adaptação da empresa, análise do desempenho da empresa, concentrando na participação dos clientes no mercado atuante. Também deve-se mostrar as vantagens competitivas da empresa quanto a qualidade, eficiência, controle do mercado, aceitação da marca e o "status" que o produto proporciona. Em segundo lugar deve-se analisar o ambiente externo. Devemos diagnosticar o ramo de negócios em que se atua. Ou seja, as características do mercado, características do consumidor, etc. Aqui é importante destacar o poder dos concorrentes, a sua facilidade de entrada de novos concorrentes, a capacidade produtiva e a facilidade de produzir "produtos substitutos". Analisar também as mudanças tecnológicas que vão mudar a forma com que os produtos serão vistos, as ações governamentais sobre o ramo do negócio como abertura ao mercado externo, subsídios etc, a conjuntura econômica atual e o comportamento da sociedade como um todo. Em terceiro lugar a análise do ambiente interno da organização. Nesta etapa analisa-se as áreas de produção, vendas, recursos humanos e finanças. A última etapa é a elaboração do plano de estratégia, dito com a escolha dos tipos de estratégias a serem usados.
Para escolher o tipo de estratégia a ser usado devemos classificar os produtos ou serviços oferecidos para lançar estratégias diferentes para cada um. Para definir a participação no mercado de cada

Relacionados