PATRIMONIO

Páginas: 14 (3428 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013
1 – PATRIMONIO

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio ou património uma empresa são os bens, direitos, obrigações e cenas que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Activo(A) = Bens + obrigações
Passivo(P) = Obrigações
A - P = compassivo próprio
O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foiproposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.
Portanto, pode se afirmar que existem vários sentidos para o termo "patrimônio": pode ser o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade; pode ser o conjunto de bens de uma entidade; ou pode ser o conjunto de bens de uma coletividade, como no caso de património arquitectónico, patrimóniocultural, etc.
O patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações vinculados às entidades econômico-administrativas.
Em contabilidade o patrimônio se apresenta de três formas:
Ativo;
Passivel Exigível;
Patrimônio Liquido
1 .1 - Ativo
O Ativo representa todos os Bens e os Direitos de uma entidade. Exemplos: Dinheiro em caixa ou em Bancos, Duplicatas a Receber, Estoque de Mercadorias,Móveis, Veículos, Imóveis, Máquinas, etc.


1.2 - Passivel Exigível

O Passivo Exigível representa todas as obrigações financeiras que uma entidade tem para com terceiros. É tudo aquilo que a empresa deve. As dívidas que ela contraiu. Exemplos: Fornecedores, Impostos a Pagar, Empréstimos contraídos, Juros a Pagar, enfim, obrigações diversas.


1.3 - Patrimônio Liquido

É o registro dovalor aplicado pelos detentores do patrimônio na entidade. É representado pela diferença entre o valor do Ativo e do Passivo Exigível de uma entidade em determinado momento.


2 – EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DO PATRIMONIO

Através de uma relação lógica, extraída dos conceitos de Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido temos que: PL = A - PE, ou seja, se subtrairmos os valores a pagar (PassivoExigível) dos bens e direitos (Ativo) se evidenciará una Situação Líquida quepoderá ser positiva, nula ou negativa.
Assim, temos uma equação de 1o grau onde os valores de cada um de seus membros podem ser apurados aplicando-se regras muito simples da matemática.
Vejamos: se PL = A - PE, mudando-se os membros e trocando-se os sinais, encontraremos oque se convencionou chamar de Equação Fundamentalda Contabilidade:
A = PE + PL
É também chamada de Equação do Balanço, porque consiste em " Balancear "o total do Ativo com o total obtido pela soma do Passivo Exigível mais o Patrimônio Líquido.

2 1 – Configurações do Estado Patrimonial


A partir da Equação Fundamental da Contabilidade, podemos deduzir que o patrimônio pode se apresentar de formas distintas, a saber:
a) Se o PassivoExigível for igual a zero, temos:

PE = 0
ATIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO

b) Se o Patrimônio Líquido for igual a zero, tal fato indicará:

PL = 0
ATIVO = PASSIVO EXIGÍVEL

c) Toda vez que o Patrimônio Líquido for maior que zero, o Ativo será maior que o Passivo Exigível.

PL > 0
ATIVO > PASSIVO EXIGÍVEL

d) Toda vez que o Patrimônio Líquido for menor que zero, o Ativo será menor
queo Passivo Exigível.

PL < 0
ATIVO < PASSIVO EXIGÍVEL


3 – PLANO DE CONTAS


Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, porempresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.


3.1 OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS


Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
a) atender às necessidades de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimonio
  • patrimonio
  • Patrimonio
  • Patrimônio
  • Patrimônio
  • Patrimônio
  • Patrimonio
  • Patrimonio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!