Patrimonio de afetação

Páginas: 2 (453 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
O patrimônio da afetação é um instrumento sistematizado no início do mês de agosto de 2004, quando o Presidente da República sancionou um conjunto de medidas intituladas “pacote da construção”, cujoobjetivo é o incentivo ao mercado imobiliário, sendo estimado um crescimento da ordem de 4% a 8% no próximo ano.
Dentre as medidas anunciadas, destacam-se aquelas que sinalizam boas perspectivas àsempresas, através de linhas de créditos mais acessíveis e redução da carga tributária, e ao adquirente das unidades, que passará a contar com maiores garantias de recebimento de seu imóvel.
Dentreestas garantias está o patrimônio de afetação, que consiste na adoção de um patrimônio próprio para cada empreendimento, que passará a ter a sua própria contabilidade, separada das operações daincorporada/construtora, o que confere segurança aos adquirentes quanto à destinação dos recursos aplicados na obra.
Esta medida se torna relevante para evitar o que o mercado apelidou de “efeitobicicleta” ou “pedalada”, que significa a situação das empresas em dificuldade econômica que desviam recursos de um novo empreendimento para um anterior e assim sucessivamente, formando um ciclo vicioso quetantos prejuízos já causou no passado, ainda vivos na memória recente do país.
Com a nova regra, todas as dívidas, de natureza tributária, trabalhista e junto a instituições financeiras, ficam restritasao empreendimento em construção, não tendo qualquer relação com outros compromissos e dívidas assumidas pela empresa.
Dessa forma, na hipótese de ocorrer falência da empresaconstrutora/incorporadora, os compradores poderão dar continuidade à obra, contratando outra empresa no lugar da falida, configurando o objetivo de garantir ao consumidor a entrega de imóvel comprado na planta.
Emdecorrência dos casos notórios que macularam o mercado no passado, cogitou-se na criação de empresas específicas para alguns empreendimentos, denominadas SPE, ou Sociedade de Propósito Específico, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimônio de Afetação
  • Patrimônio de afetação
  • Conceito Patrimonio de Afetação
  • CONTABILIDADE DE EMPRESA-PATRIMONIO DE AFETAÇÃO
  • O patrimônio de afetação como um diferencial de vendas
  • Spe ou patrimonio de afetação
  • Patrimônio de afetação e alienação fiduciária
  • Patrimônio de Afetação e a Segurança Jurídica do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!