Patrimonio Cultural

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial, considerado importante para a identidade da sociedade brasileira.
No Brasil o órgãoresponsável por coordenar o Patrimônio Cultural é o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ele é uma autarquia federal, criada na década de 30 (13 de janeiro de 1937) com ointuito de proteger o Patrimônio Cultural. Portanto cabe ao IPHAN preservar, identificar, fiscalizar, revitalizar, restaurar e divulgar os bens culturais do Brasil.
O Património cultural édefinido como material ou imaterial, como bem material ele é divido em duas categorias imóveis e moveis.
Nos imóveis pode ser caracterizado como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntosurbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas eartesanato.
Já nos bens imateriais é uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que é transmitida de geração em geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos emfunção de seu ambiente. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes eoutras tradições.
Em Presidente Prudente os principais patrimônios materiais da cidade são: o prédio das Indústrias Matarazzo construído na década de 1930 que foi preservado ao decorrer dotempo e que hoje abriga o Centro Cultural Matarazzo, o Bebedouro Municipal localizado no início da Avenida Washington Luiz e o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto.
Jáos imateriais que estão presentes até hoje na tradição da cidade são: a data de comemoração do aniversário da cidade que é realizado em 14 de setembro e o hino de Presidente Prudente.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimônio cultural
  • Patrimonio cultural
  • Patrimônio cultural
  • patrimonio cultural
  • Patrimônio cultural
  • patrimonio cultural
  • patrimonio cultural
  • patrimonio cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!