Patrimônio cultural

Páginas: 2 (252 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
A globalização nos remete às grandes navegações, iniciadas no final do século XV, quando os europeus entraram em contato com as populações da África, América, Ásia eOceania. Pela primeira vez na História surgia a idéia de um planeta integrado. A exploração colonial européia abriu o caminho para o surgimento de uma “economia-mundo”.
Aglobalização decorrente de um processo muito antigo, partindo do pressuposto da mundialização do espaço geográfico, contribuiu para a contínua disseminação de uma culturamundial transfronteiras, e como essa cultura fortemente agregada ao mercado tornou-se geradora de uma sociedade de consumo de massa.
Vagarosamente, as inovações tecnológicasengendradas pela Revolução Industrial, sobretudo nos setores de transportes, comunicações e atualmente no meio técnico-científico informacional, foram apropriadas para oaprimoramento desse consumo desenfreado. Todo esse processo teve seu clímax após a II Guerra Mundial, acelerando-se na década de 1970, dando um salto elevado nas décadasde 1980 e 1990.
a revolução industrial provocou profundas alterações na sociedade, a revolução tecnológica também, como descentralização da economia, alteração daspráticas culturais, redefinição do trabalho e democratização da informação. De fato a tecnologia é o grande agente de transformações e o principal fator responsável pela criaçãode novas linguagens, tem contribuído para mudar o ambiente natural, os padrões de trabalho, lazer e consumo, afetando a consciência do homem moderno, impondo sua presençanas mais diversas atividades.
É nesse cenário sócio econômico e político mundial que o turismo de massa emerge como um dos segmentos mais rentáveis da economia mundial.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patrimônio cultural
  • Patrimonio cultural
  • Patrimônio cultural
  • patrimonio cultural
  • Patrimônio cultural
  • patrimonio cultural
  • patrimonio cultural
  • patrimonio cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!