Patricia Pereira Trabalho De Biogeografia

Páginas: 8 (1774 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
Modelagem de Distribuição Potencial de Stegastes fuscus (Cuvier, 1830) no Presente e em Cenários de Mudanças Climáticas em 2100

Patrícia Christina Genázio Pereira¹
¹Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Graduanda em Ciências Ambientais.

OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo analisar a área de ocorrência potencial da espécie Stegastes fuscus no Brasil no ano de 2100utilizando projeções positivista e negativista em relação à emissão de CO2 na atmosfera.

INTRODUÇÃO
Stegastes fuscus
A família Pomacentridae, com espécies popularmente conhecidas como peixes-donzela, são de ampla distribuição em ambientes recifais. O Stegastes fuscus é uma espécie de peixe com ocorrência no Brasil, Barbados, Belize, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e Santa Lucia, mas muitospesquisadores afirmam que a espécie presentes no mar do Caribe é diferente da que ocorre no Brasil (FishBase). Sua ocorrência no Brasil tem como limite norte o estado do Rio Grande do Norte e limite sul o estado de Santa Catarina (Auedy, 2012).
Os adultos dessa espécie costumam habitar águas rasas, corais ou fundos rochosos, podendo ser encontrados em até 15m de profundidade, enquanto que os juvenispermanecem em poças de marés e em recifes rochosos (FishBase, 2014), possuem limite de temperatura entre 26,27ºC a 27,17ºC, suportam um gradiente de salinidade entre 36,01 – 37,16 PPS e necessitam de pelo menos 4,54 ml/l de oxigênio (Encyclopedia of Life, 2014).
São peixes extremamente territorialistas, contudo não são muito agressivos, têm grande influência sobre a diversidade e biomassa dacomunidade de algas, corais, mesoinvertebrados e organismos bentônicos.
Aumento de CO2 e mudanças no oceano
Apesar das pressões exercidas pelo homem, sobre-exploração e destruição de habitat, serem as principais causas de extinção em ambientes aquáticos, as mudanças climáticas globais também estão se adicionando a isso. O aumento de CO2 na atmosfera está intimamente ligado ao aquecimento eacidificação dos oceanos, e estes são os principais agentes causadores das mudanças oceanográficas e biológicas (Bijma et. al, 2013).
As mudanças ambientais testam a capacidade de adaptação dos organismos ou sua facilidade de migração. O aquecimento global tende a exigir uma migração das espécies para os polos, no entanto a acidificação pede uma migração em direção ao equador, visto que águas mais friasacidificam mais rápido. No caso de espécies costeiras que tendem ir para os polos a distribuição também pode acabar sendo afetada pela geografia, o organismo se deparar com uma grande barreira oceânica, pode acabar sendo extinta ou também invadindo e ocupando o nicho de outras espécies (Bijma et. al, 2013).
O uso da modelagem em previsões futuras
Avanços na modelagem de mudanças climáticas permitemmelhores avaliações e previsões do aquecimento global sob diferentes cenários de emissões, evitando assim a perda de informações relevantes (IPCC, 2014). O MaxEnt é um dos programas utilizados para modelagem de distribuição de espécies, tornou-se disponível em 2004 e tem sido utilizado extensivamente com finalidades como: encontrar correlações de ocorrência de espécies, mapeamento dasdistribuições atuais, previsão para tempos (futuros e passados) e lugares, conservação e biossegurança (Elith et. al, 2011).
O princípio geral da modelagem de nicho ecológico é obtenção de um mapa preditivo, ou seja, um mapa onde haja uma definição dos locais mais e menos adequados para sobrevivência da espécie. Estes podem indicar uma distribuição potencial, nicho fundamental, até sua distribuiçãorealizada, onde a tolerância ambiental da espécie é restringida (Cap.2).

METODOLOGIA
Para gerar o modelo de distribuição geográfica, usado para descobrir onde ocorre a espécie Stegastes fuscus atualmente e em seguida realizar mais duas previsões de ocorrência para o ano de 2.100, foi utilizado o software Maxent versão 3.3.3k baixado do Departamento de Ciência da Computação de Princeton no site...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patricia Trabalho
  • TRABALHO PATRICIA
  • Trabalho Da PATRICIA
  • Trabalho de biogeografia
  • Trabalho De Biogeografia
  • Trabalho de Biogeografia
  • TRABALHO DE PEREIRA
  • Trabalho Biogeografia de Ilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!