Patologia

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
Introdução a Patologia
Significado: logos- estudo, pathos-sofrimento. Estuda as alterações estruturais e funcionais que ocorrem na célula, tecidos e órgãos decorrentes de doenças.
Divisão:
1. PATOLOGIA GERAL: reações básicas das células e dos tecidos aos estímulos anormais relacionados à doença.
2. PATOLOGIA SISTÊMICA (ESPECIAL): resposta específica dos órgãos a estímulos moderadamentedefinidos.

Aspectos das doenças que formam a cerne da patologia:
1. Etiologia - causas:
a) Intrínsecos ou genéticos
b) Adquiridos (infeccioso, nutricional, químico, físico)
Conhecimento da causa primária: importante no diagnóstico, compreensão da doença e tratamento (fatores genéticos + ambientais = neoplasia).
2. Patogenia – mecanismos do seu desenvolvimento
Sequência de eventos daresposta celular ou tecidual ao agente etiológico desde o estímulo inicial até a expressão final da doença em si (genoma humano).
3. Alterações morfológicas - alterações estruturais nas células e nos tecidos que caracterizam a doença ou levam ao diagnóstico do processo etiológico. (tumores idênticos - evolução e resposta terapêuticas diferentes; carcinoma de mama e tumores linfóides).

4.Significado clinico - desordens funcionais e manifestações clínicas
A natureza das alterações morfológicas nos tecidos e órgãos influencia na função normal determinando as característica clínicas (sinais e sintomas), curso e prognóstico de uma doença.Todas as formas de lesões aos órgãos iniciam por alterações moleculares ou estruturais na célula, que em conjunto levam a lesão tecidual e do órgão.Respostas Celulares ao Estresse e aos Estímulos Nocivos





Obs.: Lei dos equilíbrios internos que rege a composição e as reações físico-químicas que se passam no organismo e que, graças a mecanismosreguladores, são mais ou menos constantes. É o que acontece com o teor no sangue de água, sais, oxigênio, açúcar, proteínas.
1. Adaptação, lesão reversível e morte celular: estágios de um dano progressivo das funções e estruturas celulares normais.
2. Estímulos subletais e crônicos: alterações subcelulares com deposição intracelular.
3. Envelhecimento celular: acompanhado de alterações morfológicas.ADAPTAÇÃO CELULAR - resposta Celular pelo aumento da demanda e ao estímulo externo:
1. HIPERPLASIA: aumento do número de células de um órgão ou tecido resultando no aumento em seu volume. Ocorre apenas se a célula for capaz de sintetizar DNA (mitose).
2. HIPERTROFIA: aumento no volume das células resultando no aumento no tamanho do órgão, sem células novas. Ocorre em células que não fazemmitose.
Obs.: Hiperplasia e Hipertrofia - processos distintos que podem ocorrer juntos (crescimento do útero devido a estímulos de hormônios)
RESPOSTA CELULAR PELA REDUÇÃO DE NUTRIENTES E FATORES DE CRESCIMENTO:

3. ATROFIA: Redução no tamanho da célula devido à perda de substância celular.
4. METAPLASIA: Alteração reversível em que um tipo de célula adulta é substituído por outro tipocelular. Substituição de adaptação por células mais resistentes ao estímulo nocivo.

Fisiologia e Patologia das Adaptações Celulares
Hiperplasia fisiológica:
a) Hormonal: aumento da capacidade funcional de um tecido quando é necessário. Ex: epitélio glandular feminino na puberdade e gravidez.
b) Compensatória: aumento da massa tecidual após dano ou ressecação parcial. Ex: regeneração dofígado.

Hiperplasia patológica: Geralmente causada pela estimulação excessiva de células alvo por hormônios ou fatores de crescimento. Ex: estrógeno ovariano- endométrio, andrógenos – próstata. Processo descontrolado – câncer.

Mecanismos de Hiperplasia - Causada pela produção local de fatores de crescimento, aumento da produção de receptores para fatores de crescimento e da ativação de vias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patologia
  • patologia
  • Patologia
  • PATOLOGIA
  • patologia
  • patologia
  • PATOLOGIA
  • Patologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!