Patologia

Páginas: 8 (1972 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013







‘Patologia na Construção Civil‘








Thaís Pereira Queiroz - RA: 20153959
Turma MA5
Profª Sandra

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ..........................................................................................01
PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO......... 02
DEFORMAÇÃO ESTRUTURAL.................................................................... 03




















Introdução

Patologia é o estudo da doença. A patologia pode ocorrer na estrutura, na vedação, nos componentes de abastecimento (dutos elétricos, hidráulicos),entre outros. Segundo pesquisas, mostra-se que a origem das falhas está, em primeiro lugar, no projeto deficiente. Em segundo lugar, em falhas de execução. Em terceiro, nos materiaisempregados e em quarto, na má utilização dos edifícios pelos usuários.
Portanto, a patologia estuda as manifestações, o mecanismo de ocorrência, natureza, causas e consequências. Para se ter peças que tenham durabilidade é necessário que o produto tenha vida útil acima do esperado, mas com manutenção recomendada pelo fabricante. Sendo assim, os fatores relevantes são:
à durabilidade dosmateriais e componentes utilizados;
às condições de exposição a que está submetido (ao entorno);
às condições de uso;
às ações de manutenção realizadas.
Em suma, A patologia da construção civil tem como objetivo obter o conhecimento das causas dos problemas e saber como evita-lo.











Conceitos básicos sobre patologia

O conhecimento sobre as patologias das edificações éindispensável em maior ou menor grau, para todos que trabalham na construção. Procura-se hoje construir cada vez mais com o máximo de economia, mas mantendo a qualidade do produto a ser usado, para realmente saber até onde um determinado material é confiável.

Causas de Patologia:
Observe o gráfico abaixo
Fonte: http://construfacilrj.com

Defeitos que causam patologia:


Os problemaspatológicos ocasionados por manutenção inadequada, ou mesmo por ausência total de manutenção, têm sua origem no desconhecimento técnico, incompetência ou desleixos dos responsáveis (SOUZA; RIPPER,1998).

Agentes causadores:

Mecânicos: Abalos sísmicos, alterações no terreno, sobrecarga na estrutura.
Químicos: Ação do sal do mar, poluição do ar, água na estrutura, variação de temperatura, umidaderelativa do ar, radiação solar incidente, chuva.
Biológicos: Fungos, bactérias, fungos.
Físicos (do material): escolha errada, incorreto dimensionamento.

Como detectar os problemas patológicos:
Vistoriar o local, determinação da existência e da gravidade do problema patológico; Caracterização do “objeto” sujeito a manifestação patológica; Definição e comparação com o desempenho esperado;Definição de medidas de segurança.















Patologia no Concreto
Principais elementos da construção onde cada patologia ocorre:



Mau Uso:
Os causadores de patologia em um mau projeto são normalmente o uso inadequado dos materiais para o lugar ou para a função, como por exemplo, a utilização de madeira em um terreno de grande umidade, causando o apodrecimento do material.Existe ainda o uso do material em lugar inadequado, que podem levar o material a se deteriorar antes de seu prazo natural, exemplo: uma parede de tijolos diretamente exposta ao sol durante um grande período do ano sem tecnologia para suportar essa característica. Não se deve esquecer ainda dos erros de desenho, que acabam por confundir os executores, muitas vezes pela falta de informações, ou atemesmo por especificações erradas em plantas, como exemplo disso esta a impermeabilização incorreta de lajes de cobertura que resultam em absorção de água pela estrutura.

Execução:
Má impermeabilização: Onde ocorre a infiltração de água da chuva que acabam reduzindo a resistência do concreto. Se forem tomadas algumas providencias no inicio do processo de degradação ainda é possível inverter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patologia
  • patologia
  • Patologia
  • PATOLOGIA
  • patologia
  • patologia
  • PATOLOGIA
  • Patologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!