Patologia nas fundacoes

Páginas: 10 (2439 palavras) Publicado: 3 de julho de 2015
PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES

Flávia Cerqueira Ramos

RESUMO

Esse artigo consiste no estudo sobre as patologias que podem ocorrer nas fundações das edificações, suas causas e efeitos. Será identificado em bases de dados especializadas publicações como artigos que abordam o assunto, a NBR 6122, Projeto e Execuções de Fundações, NBR 8036, Programacao de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solospara Fundações e a NBR 6484, Sondagens de Simples Reconhecimento com SPT, para fundamentar teoricamente a pesquisa. As principais patologias que são encontradas nas construções das edificações serão apresentadas e discutidas e assim expor quais seriam os diagnósticos que podem ser aplicados para cada tipo de patologia discutida. As patologias que podem ocorrer nas edificações geram danosarquitetônicos, estéticos, funcionais e estruturais. Causando transtornos, prejuízos financeiros e até colocando vidas em risco. O conhecimento de todas as possibilidades de cada tipo de patologia deve permitir uma ação mais qualificada dos profissionais que atuam nas obras de fundações.

Palavras-chave: Patologias. Fundação. Diagnósticos.


1 INTRODUÇÃO

O recente desenvolvimento econômico do país,especialmente nas últimas décadas, teve repercussão em larga escala na Engenharia, especialmente na área da construção civil, com significativo aumento no número de construções. Entretanto, nesse universo das construções infelizmente podem acontecer problemas se não houver um acompanhamento e cuidado criterioso do projeto a execução. Consequentemente, a área da Engenharia voltada para a perícia mostrou-sede extrema importância através das vistorias para solucionar da melhor forma as consequências das patologias das fundações.
Os problemas patológicos podem ter origem em qualquer fase ou etapa envolvida no processo construtivo de um edifício, onde muitas vezes estas podem ser atribuídas a um conjunto de fatores e não somente a uma falha em etapa isolada. A origem pode decorrer através da ausênciade investigação do solo, agentes biológicos, incompatibilidade de materiais, cargas excessivas, entre outros.
Entre as prováveis causas de patologias em fundações podemos relacionar como exemplo, ausência, insuficiência ou má qualidade das investigações geotécnicas; má interpretação dos resultados da investigação geotécnica; avaliação errada dos valores dos esforços provenientes da estrutura;adoção inadequada da tensão admissível do solo ou da cota de apoio da fundação; modelos inconvenientes de cálculo das fundações; má execução por imperícia ou má fé do construtor ou mão-de-obra, sequencia construtiva inadequada; má qualidade dos materiais empregados; influências externas como, por exemplo, escavações e deslizamentos imprevisíveis, agressividade ambiental, enchentes ou construçõesvizinhas; modificação do carregamento devido a mudanças no tipo de utilização da estrutura.
Considerando os inconvenientes gerados pelo aparecimento da patologia, ficando clara a importância de serem evitadas. Esse trabalho procura, de forma objetiva, contribuir com os profissionais da área, agregando conhecimento e informação sobre o assunto.
Assim, na lida diária dos trabalhos periciais, oprofissional da Engenharia depara-se, rotineiramente, com a existência de edificações nas quais se evidenciam as patologias estudadas, com isso, demonstra-se necessário o conhecimento das suas causas para que, com isso, a solução para elas seja a mais adequada.


2 PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES

2.1 DEFINIÇÃO DE PATOLOGIA

A patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar omecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica.
Na engenharia, a patologia nas edificações dedica-se ao estudo de problemas dos edifícios e as alterações funcionais causadas no mesmo. Essas patologias podem ter sido adquiridas durante a execução da obra.
Apropriadamente, existe uma diferença entre patologia e manifestação patológica, esta última é a expressão resultante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patologia das Fundações
  • Patologia das Fundações
  • PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES
  • patologia das fundaçoes
  • Patologia das fundações
  • patologias em fundações
  • Patologia de fundacoes
  • Patologia das fundações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!