Patologia florestal

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
Princípios Gerais de Controle de Doenças de Plantas

Princípio de Exclusão: O principio da exclusão consiste na prevenção da entrada de um patógeno em uma área ainda não infestada. Essa medidaimpede que um patógeno se dissemine em uma nova área, pois devido aos modernos meios de transporte ou ao intercâmbio de pessoas essa medida está sendo cada vez mais vulnerável. No Brasil, assim como nomundo todo há políticas de proibição, fiscalização e interceptação de plantas ou produtos vegetais, pois esses podem carregar consigo patógenos e com isso ocorrer uma disseminação da doença em um novolocal. O principio da exclusão é importantíssimo, pois pode interferir que um patógeno cause a infestação e disseminação no campo.



Princípio da Erradicação: A erradicação é um complemento daexclusão, pois na erradicação ocorre a eliminação completa de um patógeno de uma região, para evitar posteriormente sua disseminação para outras regiões. Isso acontece quando o patógeno apresenta baixacapacidade de disseminação e é economicamente viável quando a área não é muito grande. Essa medida inclui eliminação da planta ou parte do vegetal doente, aração profunda, eliminação dos restosvegetais, tratamento de sementes e rotação da cultura.



Princípio da Proteção: Na proteção ocorre a prevenção do contato direto do patógeno com o hospedeiro através da aplicação de fungicidas ebactericidas, ou também de inseticidas visando a prevenção contra insetos vetores. Ressalta-se que a eficiência da proteção depende das características dos produtos utilizados, pois os mesmos devem seraltamente tóxicos aos patógenos e não afetar ou causar desequilíbrios biológicos nas plantas.



Princípio da Imunização: Imunização é o desenvolvimento de plantas resistentes ou imunes, caracteriza asvariedades genéticas que apresentam resistência e tolerância a patógenos. É um excelente método, pois diminui o custo de produção e dispensa outras medidas de controle.



Princípio da Terapia:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EXERCÍCIO DE PATOLOGIA FLORESTAL
  • Florestal
  • Florestal
  • florestal
  • Florestal
  • Florestal
  • patologia
  • Patologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!