Patologia doença de parkinson

Páginas: 7 (1720 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS










Betie Casal

Eloisa Giusto
José HamiltonSônia Trajano



























INTRODUÇÃO





Este trabalho relata algumas patologias importantes, seu conceito, quadro clínico, evolução e tratamento fisioterapêutico que faz com que se torne mais fácil o diagnóstico fisioterapêutico de patologias interessantes e que causam sérios problemas para pacientesacometidos.


Tal trabalho vem nos proporcionar um conhecimento amplo do desenvolvimento e progresso das patologias. O fisioterapeuta deve alertar-se ao seu desenvolvimento e iniciar um tratamento adequado para tentar combatê-lo ou prevenir à medida que as deformidades vão se desenvolvendo.
























DOENÇA DE PARKINSON






Conceito:






A doença é atribuída àdegeneração de células e tractos dos corpos estriados e substância negra, com perda celular e alteração das células remanescentes. O parkinson descrito por James Parkinson, que notou “movimento involuntarimente trêmulo, com força motora diminuída, em regiões sem atividade e mesmo quando apoiados; com uma propensão para inclinação do tronco para frente e para passar do andar para corrida, com ossentidos e intelecto estando sem prejuízo”.






Quadro Clínico:




Inicialmente é freqüentemente insidioso, gradual, progressivo e lento. Caracteriza-se por tremores, na média três a oito por segundo, associados a movimentos de “enrolar pílulas” do polegar, rigidez muscular, discinesia, hipocinesia, baixa dos movimentos espontâneos e automáticos, acarretando face de máscara,transtorno de postura, da marcha, do equilíbrio, da fala, da deglutição e da força muscular. A etiologia é variada sendo que sua maioria dos casos ocorre na meia idade ou na velhice, tendo causas desconhecidas.


Acredita-se que há varias causas diferentes de Parkinson, e cada um produzindo um quadro clínico diferente. A idade em que se inicia os sintomas é variável de grupo a grupo. Dessemodo o termo Parkinsionismo parece ser mais aceitável do que Doença de Parkinson, pois não é uma doença singular. As deferentes variedades de Parkinson são:


a) Parkinson Idiopático: este termo implica que a etiologia é desconhecida. Este grupo apresenta a verdadeira doença ou mal de Parkinson, ou ainda, paralisia agitante descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817. A diferençaentre este tipo de parkinsionismo com outros é que os pacientes apresentam sintomas corticais
b) Parkinson Pós-Infeccioso: acredita-se que este tipo seja causado por uma encefalite viral. A epidemia de influenza que ocorreu em 1817 a 1826 produziu o maior número desses pacientes que podem também mostrar sinais característicos de alterações mentais, letargia e demência. A rigidez e a bradcinesiatambém aparecem cedo e são mais acentuadas.


c) Parkinson Arterioesclerótico: esse tipo de parkinson é causado pelo desenvolvimento arterioesclerótico e pela degeneração do cérebro. Desde que este processo geralmente envolve outras áreas do cérebro, esses pacientes irão apresentar alterações mentais e outros sintomas de lesão cerebral.

d) Outras Causas: entre elas temos oenvenenamento tóxico, os medicamentos e as lesões traumáticas da cabeça






Sinais Clínicos Específicos:




a) Rigidez: é o principal deles. A rigidez pode ser definida como um aumento uniforme da resistência ao movimentos passivo. Isso ocorre em toda a amplitude de movimento, onde o fenômeno do canivete vista na espasticidade em que a resistência aumenta até um ponto, a partir daí baixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenca de parkinson
  • Doença de Parkinson
  • Doença de parkinson
  • Doença de parkinson
  • Doença de Parkinson
  • .Doença de parkinson.
  • Doença de Parkinson
  • Doença de Parkinson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!