Patologia das fundações

Páginas: 18 (4309 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2013
André Luis Toigo Diesel

FUNDAÇÕES E SUAS PATOLOGIAS

RESUMO

A necessidade do mundo globalizado faz com que as formas de construção evoluam a cada dia. E não poderiam ser diferentes com os sistemas de fundação. Desde a antiguidade estes mesmo evoluem de forma progressiva a atender as necessidades de sua respectiva época. Nos dias atuais, com obras de grande complexidade, as fundaçõesprecisam ser mais elaboradas, e junto com as dificuldades de projeção e execução, surgem patologias das mais diversas naturezas. Estes pode surgir em todos os momentos, durante sua construção ou até mesmo após concluídas, e estarem ligadas ao solo, tipos de cargas a que são submetidas, projeto e dimensionamento, uso de materias adequados, eventos pós conclusão, degradação devido ao tempo, etc. Portais motivos, é necessário tomar medidas cabíveis para eliminar tais problemas ou, ao menos, minimizá-los ao máximo possível. Cabe ao engenheiro civil, profissional qualificado e conhecedor de todas as exigências que uma obra traz, fazer desta tarefa realidade, para que a segurança daqueles que irão usufruir da obra futuramente esteja garantida.
Palavras chave: Fundações. Patologias. EngenheiroCivil.

1 INTRODUÇÃO
Segundo Milititsky, Consoli e Schnaid (2005), "fundações são a base sólida de toda construção civil". Os cuidados com sua execução são de primordial importância para obter-se uma obra segura, estável e de qualidade. Desde os estágios iniciais da construção civil, as fundações atuam como o alicerce para que o restante da obra possa se desenrolar sem demais complicações.
Mas afalta de cuidados básicos como estudo do solo, o descaso por ser uma parte não aparente na obra final e a necessidade de cortar custos são alguns dos fatores que podem comprometer o bom funcionamento desta parte da estrutura. Isto acaba por tomar muito mais recursos do que inicialmente planejado, ou seja, na tentativa de diminuir custos, pode acabar aumentando-os consideravelmente. Mas a piorsituação é ainda quando a estrutura fica comprometida por completo, sem qualquer tipo de solução possível e então é condenada.
O problema em constatar erros nas fundações torna-se ainda mais complicando quando temos de considerar que são vários os estágios em que os mesmos podem aparecer, iniciando desde o projeto, estudo do solo, moldagem e execução propriamente dita, sobrecarga após sua conclusãoe degradação dos materiais aplicados. Isso faz com que o monitoramento durante toda a duração de sua vida útil seja altamente recomendado.
A necessidade de se obter êxito nas estruturas responsáveis por transmitir a carga de uma estrutura ao solo faz com que o engenheiro busque meios inovadores de se prevenir patologias assim como novas soluções para problemas adversos que podem vir a ocorrer.O meio mais eficaz de fazer valer estas recomendações é estudar a fundo suas propriedades, conhecer por inteiro seu projeto e fiscalizar sua execução, a fim de prever possíveis gafes e corrigi-las com antecedência.
Compreender com total clareza a importância das fundações para o corpo da obra, para dessa forma dar a elas a devida ênfase, evitando assim futuras complicações que possam por emrisco operários, pessoas que usufruem da mesma e até mesmo que se situam em outras obras que a rodeiam.
Assim, os objetivos deste trabalho são estudar a fundo as fundações, identificar patologias no solo, encontrar maneiras que tornem sua execução mais prática, rápida e com menor margem para erros, executar fundações sólidas, que repassem segurança aos seus usuários e alertar à engenheiros econsumidores que os custos na sua construção são de extrema importância, tanto quanto qualquer outra etapa da obra.

2 FUNDAÇÕES E PATOLOGIAS RELACIONADAS
2.1 HISTÓRIA
A história das fundações se confunde com a história da construção civil em geral. Brevemente, pode-se dizer que são duas linhas que se confundem durante várias etapas de sua evolução ao longo do tempo.
As fundações tiveram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patologia das Fundações
  • Patologia das Fundações
  • PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES
  • Patologia nas fundacoes
  • patologia das fundaçoes
  • patologias em fundações
  • Patologia de fundacoes
  • Patologia das fundações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!