PATOLOGIA CL NICA GUIA DE ESTUDO O2 INFLAMA O

1452 palavras 6 páginas
PATOLOGIA CLÍNICA

PATOTOLOGIA CLÍNICA
Profª ROSEANA NEVES
GUIA DE ESTUDO 02

PATOTOLOGIA CLÍNICA

INFLAMAÇÃO
AGUDA E CRÔNICA

 A inflamação é útil para destruir, atenuar e manter localizado o agente patológico e, ao mesmo tempo iniciar uma cadeia de acontecimentos que (dentro do possível) curam e reconstroem o tecido lesado.

Roseana Neves

Página 1

 A inflamação é fundamentalmente uma resposta de caráter protetor, cujo objetivo final é liberar o organismo da causa inicial da lesão celular(ex. os microorganismos patógenos,as toxinas) e das consequências das mesmas (ex: as células e os restos dos tecidos necrosados).
 Os processos inflamatórios e de reparação podem também ser prejudiciais (ex: as reações inflamatórias constituem o mecanismo patogênico básico das reações de hipersensibilidade potencialmente mortais.
 Os processos inflamatórios são algumas das enfermidades crônicas mais frequentes da atualidade (artrite reumatóide, aterosclerose e fibrose pulmonar).
 Os fármacos antiinflamatórios têm como efeito ideal potencializar os efeitos saudáveis da infamação, controlando ao mesmo tempo seus efeitos nocivos.
 A resposta inflamatória ocorre no tecido conjuntivo vascularizado e implica o plasma, as células circulantes (neutrófilos, monócitos, eosinófilos, linfócitos, basófilos e plaquetas), os vasos sanguíneos e os constituintes celulares e extracelulares do tecido conjuntivo.
 Células dos tecidos conjuntivos: mastócitos que situam ao redor dos vasos sanguineos, fibroblastos do próprio tecido conjuntivo, e ocasionalmente macrófagos e linfócitos residentes.
FASES DA INFLAMAÇÃO
1. INFLAMAÇÃO AGUDA
- Evolução relativamente breve, com uma duração que oscila entre minutos, horas e poucos dias;
- Características principais:
a) exsudação de líquidos e proteínas plasmáticas (edema);
b) migração de leucócitos (predominantemente neutófilos).
2. INFLAMAÇÃO CRÔNICA
- Duração maior que a aguda.
- Caracterizada histologicamente pela presença de linfócitos e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • A grande sintese
    167248 palavras | 669 páginas