pato

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
O pato, no sentido amplo, Lato sensu, é uma ave que pertence a família Anatidae.
Em um sentido menos amplo, mas não Stricto sensu, é uma classe de tamanho definindo aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são avesmigradoras.

Pode-se identificar os machos principalmente pela coloração diferente mais vistosa (visto que a grande maioria das espécies de patos tem dimorfismo sexual), e também por diferenças comportamentais. Algumas espécies de patos (quer selvagens, quer domesticadas ou criadas em cativeiro) são utilizadas pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e para entretenimento (caça).

O pato é umdos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.1 2
Regionalismo: Parreco3 ou parrulo.4
Marreco[editar | editar código-fonte]
Anas platyrhynchos domesticus
É descendente do pato-real e foi domesticado na China.5 As principaisraças são o Pequim,6 Rouen7 e Corredor Indiano,8 mas existem muitas outras.9


Marreco da raça Corredor Indiano


Marreca da raça Rouen


Marrecos de Pequim
Pato-mudo[editar | editar código-fonte]
Cairina moschata momelanotus
É o pato-selvagem do Brasil, domesticado pelos indígenas10 da América do Sul.5 Não existem raças realmente definidas, mas existe uma linhagem comercial branca,desenvolvida na França, com rápido crescimento, usada na produção de carne.


Pato-mudo branco


Pato-mudo marrom ou canela


Pato-mudo
Diferenças entre pato-mudo e marreco[editar | editar código-fonte]
Veja a seguir uma tabela que mostra as diferenças entre patos e marrecos:5
Patos (ou patos-mudos em Portugal) Marrecos (ou patos-marrecos em Portugal)
Os patos são originários da Américado Sul e têm como nome científico Cairina moschata. Os marrecos são originários do Hemisfério Norte e têm como nome científico Anas platyrhynchos.
Os patos não emitem sons altos. O macho emite um som que se assemelha ao de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi].
Daí nasceu o termo "pato-mudo" para fazer a distinção.

O marreco emite um som semelhante a algocomo [kʷɛkʷɛk], enquanto a marreca emite o típico [kʷẽkʷẽ] atribuído ao pato.
Pato em inglês é muscovy duck. Marreco em inglês é simplesmente duck.
O corpo dos patos é "achatado" e fica numa posição mais horizontal. O corpo dos marrecos é "cilíndrico" e assume uma posição mais empinada.
Os patos possuem carúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça e ao redor dos olhos — o macho mais que a fêmea —e seu bico é fino e comprido. Os marrecos possuem a cabeça lisa e o bico chato e largo.
A cauda dos patos é comprida e tem uma forma que se assemelha a de um leque. A cauda dos marrecos é bem pequenina e se assemelha a um "pom-pom". O macho ainda possui, na cauda, uma pena encaracolada, fazendo um "cachinho" para cima.
O tempo de incubação de um ovo de pata é de 5 semanas. O tempo de incubaçãode um ovo de marreca é de 4 semanas.
Criação[editar | editar código-fonte]
Marrecos (ou patos-marrecos) têm sido criados há milhares de anos, possivelmente a partir do sudeste da Ásia, e patos-mudos foram domesticados pelos indígenas na América do Sul, em data desconhecida, tendo sido encontrados já domesticados no descobrimento.11 Eles não são tão populares como a galinha, porque galinhas têmmuito mais carne branca magra e são mais fáceis de manter confinadas, tornando o custo total muito menor para a carne de frango, ao passo que o pato é relativamente caro e aparece com menos frequência no mercado de alimentos e restaurantes na faixa de preço mais baixo. Os patos são criados para aproveitamento da carne e ovos em menos frequência. Podem ser mantidos ao ar livre, em gaiolas, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pato
  • O pato
  • Pato
  • pato
  • O pato
  • pato
  • Pato
  • patos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!