patoçogias na construção civil

Páginas: 6 (1270 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
1.1 Patologias na Construção Civil em Crateús
“O termo ‘patologia’ é derivado do grego(pathos - doença, e logia - ciência, estudo) e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva naestrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.” (Disponível em http://reformar-eng.blogspot.com.br/2011/05/patologias-na-construcao-civil.html Acesso em 11-03-2013).

A cidade de Crateús está em pleno desenvolvimento principalmente na área da construção civil, por isso será apresentado nesta monografia um estudo que tem como objetivo mostrar paraconstrutoras e sociedade da construção civil maneiras de se evitar as patologias, buscando incentivá-las á prevenção das mesmas uma vez que isso pode gerar economia no presente e no futuro. É muito importante conscientizar a população e as construtoras sobre os riscos causados pelas patologias.
1.2 Tipos e Conceitos

Encontramos em nossa cidade os tipos mais comum que ocorre nas patologias como,por exemplo, escolas, residências e órgãos públicos e, vamos mostrar as três principais.

A) Trincas e Fissuras: ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construção civil, perdendo apenas para os problemas de umidade. Elas são causadas pela movimentação de materiais e componentes da construção e, em geral, tendem a se acomodar. Podem ainda ser conseqüência da ocorrência devibrações na área. Somente devem causar preocupação quando sua abertura ultrapassa 3,2mm. Apesar de ser difícil avaliar o problema sem conhecer a situação, normalmente as trincas de lajes que denunciam fragilidade na estrutura podem ser identificadas quando formam ângulo de 45º em relação à laje, são próximas aos cantos e se dirigem ao centro da laje. Outro tipo que apresenta risco é a trinca que não tocaa parede. Fissuras em forma de flor próximas a um pilar ou as que lembram flechas também merecem cuidado. Já trincas isoladas, que atinjam a parede, não devem preocupar muito. (d imponível em http://www.catep.com.br/dicas/TRINCAS%20E%20FISSURAS.htm acesso em 14-03-2013 )
B) Infiltrações: são os danos mais comuns nas construções e podem ser encontradas nas mais variadas edificações. A infiltraçãoé ocasionada na maior parte das vezes pela má instalação hidráulica do local. Se essas instalações não forem bem aplicadas ocorrerão vazamentos e, consequentemente, infiltrações na estrutura do local. Quando uma instalação hidráulica é bem aplica, a vedação correta impede que a água escorra e entre em contato com o concreto. Algumas infiltrações são causadas quando uma edificação absorve de modoexorbitante a umidade do solo, prejudicando os materiais que formam a estrutura. (disponível em http://reformar-eng.blogspot.com.br/2011/05/patologias-na-construcao-civil.html acesso 14-03-2013)
C) Salitre: Termo que designa um dos sais muito prejudiciais às alvenarias e revestimentos, quando se infiltra através de águas de infiltração. O aparecimento deeflorescências de salitre nas paredes é provocado pela cristalização à superfície de sais solúveis que são transportados pela umidade ascensional ou pela umidade de construção quando esta se desloca para o exterior das paredes. Este problema causa freqüentemente a completa degradação dos suportes e dos revestimentos que neles tenham sido aplicados.
(Disponível emhttp://www.engenhariacivil.com/dicionario/salitre
(Acesso 14-03-2013)



1.3 Patologias na construção civil de modo geral
PATOLOGIAS MAIS COMUNS EM REVESTIMENTOS





1.1 Patologias na Construção Civil em Crateús
“O termo ‘patologia’ é derivado do grego(pathos - doença, e logia - ciência, estudo) e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!