patoçogias na construção civil

1270 palavras 6 páginas
1.1 Patologias na Construção Civil em Crateús
“O termo ‘patologia’ é derivado do grego(pathos - doença, e logia - ciência, estudo) e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Essas patologias podem se manifestar de diversos tipos, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.” (Disponível em http://reformar-eng.blogspot.com.br/2011/05/patologias-na-construcao-civil.html Acesso em 11-03-2013).

A cidade de Crateús está em pleno desenvolvimento principalmente na área da construção civil, por isso será apresentado nesta monografia um estudo que tem como objetivo mostrar para construtoras e sociedade da construção civil maneiras de se evitar as patologias, buscando incentivá-las á prevenção das mesmas uma vez que isso pode gerar economia no presente e no futuro. É muito importante conscientizar a população e as construtoras sobre os riscos causados pelas patologias.
1.2 Tipos e Conceitos

Encontramos em nossa cidade os tipos mais comum que ocorre nas patologias como, por exemplo, escolas, residências e órgãos públicos e, vamos mostrar as três principais.

A) Trincas e Fissuras: ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construção civil, perdendo apenas para os problemas de umidade. Elas são causadas pela movimentação de materiais e componentes da construção e, em geral, tendem a se acomodar. Podem ainda ser conseqüência da ocorrência de vibrações na área. Somente devem causar preocupação quando sua abertura ultrapassa 3,2mm. Apesar de ser difícil avaliar o problema sem conhecer a situação, normalmente as trincas de lajes que denunciam fragilidade na estrutura podem ser identificadas quando formam ângulo de 45º em relação à laje, são próximas aos cantos e se dirigem ao centro da laje. Outro tipo que apresenta risco é a trinca que não

Relacionados