Patica 6 extração Sólido líquidoL

2592 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA
Utilização do método de extração em fase sólida na quantificação de zinco em uma amostra desconhecida

Gabriela Dias Cerqueira– 72142
Larissa Rocha Terra – 72140

Viçosa –MG
Junho/2014
1- INTRODUÇÃO
As origens e os princípios que fundamentam o processo de extração líquido-sólido são muito antigos e confundem-se com as origens e princípios do processo de cromatografia de adsorção. Em poucas palavras, trata-se de técnicas baseadas na transferência de solutos de uma fase líquida para outra sólida, que apresenta propriedades adsorventes (ZAMORA, 1992).
A extração em fase sólida consiste em uma poderosa técnica de separação ou pré-concentração de analitos presentes em matrizes complexas. (SOARES, 2008).
O mecanismo consiste em inserir a solução contendo o analito em um cartucho com sorvente previamente condicionado, e então utilizar solventes apropriado para a eluição do material. Uma alternativa é a passagem de um solvente que tenha mais afinidade com os interferentes e pouca com os analitos afim de obter a “lavagem” da amostra, e então inserir outro solvente para a eluição dos analitos, como mostrado na Figura 1.

Figura 1- Mecanismo do método de extração em fase sólida A retenção do analito na fase estacionária pode ocorrer pela interação direta da espécie com a fase sólida, pela retenção do produto da reação entre um analito e um reagente, ou pela retenção do analito por um reagente previamente imobilizado no suporte sólido. (SOUZA, 2009). Neste trabalho foi utilizado o ultimo método de retenção citado. O reagente que foi imobilizado na fase sólida constituída de naftaleno, foi o chamado PAN [1-(2-piridilazo)2-naftol], este interaje com o analito, zinco, através da complexação do mesmo. A vantagem da técnica é que pode-se obter alta seletividade, pois existem diversas fases estacionárias com características distintas, como

Relacionados