Patalogia da farige

752 palavras 4 páginas
I

Índice

Introdução No âmbito da disciplina de Anatomia foi-nos solicitado um trabalho de tema: * Faringe. Anatomia estrutural e localização; * Divisão Anatómica; * Nasofaringe; * Orofaringe * Laringofaringe Não podemos falar da faringe sem antes definir-mos o sistema respiratório humano.
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, e etc.
A faringe é um tubo muscular associado a dois sistemas: respiratorio e digestivo, situando-se posteriormente à cavidade nasal, bucal à laringe, reconhcendo-se nela por esta razão, três partes: parte nasal superior, que se comunica com a cavidade nasal através das coanas; parte bucal média, comunicando-se com a cavidade bucal propriamente dita por uma abertura denominada istmo da garganta; parte laríngica inferior, situada posteriormente a laringe e continuamente ao esôfago.

Objectivo:
-Aprender a estrutura da faringe de uma forma mais ciêntifica, utilizando meios de pesquisa tais como livros e outros meios mais viáveis.

A Faringe
A faringe é um tubo curto e afunilado que se estende parcialmente pelo pescoço; ela começa na parte posterior da cavidade nasal e termina na laringe, abaixo.
A sua comunicação com a laringe está protegida por uma lâmina chamada epiglote, que actua como uma vâlvula e durante a inpiração o ar passa das fossas nasais para a laringe, fazendo com que a epiglote se mova de forma a obstruir a entrada do esôfago conduzindo o ar para o canal correcto (traqueia).
A sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.
Na faringe ocorre o fenômeno deglutição, em que a epiglote fecha a entrada da laringe, fazendo com que o alimento se direcione ao esôfago; e se abre ao respirarmos,

Relacionados