Patógenos Alimentares

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE BIOTECNOLOGIA

Bianca Sabina Olmedo Monteiro Ferreira
Caique de Carvalho Souza
Camila Carolina Silva
Ingrid Rosane Pinto
Marcos Antonio de Godoy Filho
Marina Paes Machado Itkes



Patógenos Alimentares










Araras, São Paulo.
2014/1º semestre
Bianca Sabina Olmedo Monteiro Ferreira
Caique deCarvalho Souza
Camila Carolina Silva
Ingrid Rosane Pinto
Marcos Antonio de Godoy Filho
Marina Paes Machado Itkes



Patógenos Alimentares


Projeto formulado para disciplina de Metodologia Científica do curso Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos – Centro de Ciências Agrárias, com objetivo de aprendizagem em estruturar trabalhos acadêmicos.
Área deconcentração: Biotecnologia.
Orientador: Prof. Dr. Octávio Antônio Valsechi.


Araras, São Paulo
2014/1º semestre

RESUMO

Este trabalho tem como função apresentar informações diversas sobre os patógenos alimentares, desde os alimentos em que eles se desenvolvem e as condições mais propícias para tal, até exemplos de micro-organismos que causam essas patologias, e as consequências da ingestão destasbactérias, mofos e leveduras pelo homem.
O trabalho também abordará algumas formas de evitar que estas indesejadas contaminações aconteçam tanto na parte de produção quanto no consumo dentro de casa.






.











SUMÁRIO













1. INTRODUÇÃO

As enfermidades de origem alimentar ocorrem quando uma pessoa contrai uma doença devido à ingestão dealimentos contaminados com micro-organismos ou toxinas indesejáveis.
Os alimentos de origem vegetal ou animal, frescos ou processados, incluindo a água, podem veicular diversos micro-organismos patógenos, causadores de diversas perturbações fisiológicas nas pessoas que os consomem. Os alimentos que eventualmente estejam contaminados por micro-organismos causadores de doenças, ao serem ingeridos,permitem que os patógenos ou os seus metabolismos invadam os fluídos ou os tecidos do hospedeiro, causando, algumas vezes, doenças graves.
As doenças de origem alimentar podem ser provocadas por diversos grupos de micro-organismos, incluindo bactérias, mofos, protozoários e vírus. As bactérias, por sua diversidade e patogenia, constituem de longe, o grupo microbiano mais importante e mais vulgarmenteassociado às doenças transmitidas pelos alimentos.
Os alimentos muitas vezes são contaminados devido à deficiência das condições de higiene durante o seu processamento. Eles também podem oferecer perigo para a saúde pública, devido ao crescimento excessivo de populações bacterianas, na superfície ou no interior dos mesmos, oriundas do meio ambiente capazes de produzir toxinas, que ao seremingeridas com os alimentos podem ocasionar graves problemas.
2. ALIMENTOS E SEUS MICRO-ORGANISMOS

Os micro-organismos estão em toda parte e não seria diferente nos alimentos, contudo não os tornam impróprios para o consumo se houver a manipulação correta destes, garantindo assim sua qualidade.
Os alimentos que oferecem um maior risco de contaminação são aqueles que possuem as melhores condiçõespara o desenvolvimento dos micro-organismos, como alimentos ricos em proteína, com alto teor de umidade e baixa acidez. Alguns exemplos destes alimentos são as carnes, ovos, peixes, mariscos, leite e produtos lácteos.

2.1. Efeito das condições ambientais

A capacidade de desenvolvimento dos micro-organismos ocorre rapidamente em condições ambientais favoráveis e o meio ambiente determina qualdos micro-organismos presentes no alimento sobrepujará os outros e assim produzirá uma alteração que lhe é característica.
Os fatores do meio ambiente estão relacionados entre si e seus efeitos combinados determinam quais micro-organismos dominarão. Os fatores principais são:
Propriedades físicas dos alimentos;
Propriedades químicas dos alimentos;
Disponibilidade de oxigênio;
Temperatura....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patógenos alimentares Gram positivos
  • Probióticos na prevenção de patógenos alimentares em aves e derivados
  • Patógenos
  • patogenos
  • Ciclo dos Patógenos
  • O que são patógenos?
  • agentes patogenos
  • Fungos Patogenos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!